Revista Rua


As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos
The 'things to know' about a city at Wikipedia and Desciclopedia

Ana Cláudia Fernandes Ferreira

 

sobre o que é construído na história do conhecimento como algo relevante e evidente a dizer/saber é considerar que, nesse processo, se produzem, inevitavelmente, divisões e apagamentos. A este respeito, um aspecto interessante a observar nesses artigos é a relação que se estabelece entre o urbano e o rural, na qual os sentidos sobre o que é urbano são quase sempre significados de maneira positiva, ao passo que o rural é frequentemente significado de maneira negativa[5].
O artigo sobre São Paulo possui várias imagens da cidade e uma delas é a de uma fotografia tirada do alto, da cidade repleta de prédios. Essa imagem contém a seguinte legenda: “O progresso foi irreversível: a cidade cresceu para cima, para baixo, para os lados. E nunca pôde parar” (p. 155).
O texto do artigo apresenta vários “dados”, muitos deles numéricos, que falam da cidade e do crescimento da cidade. Um deles, que fala do crescimento da cidade, é o seguinte:
 
A cidade cresceu tanto em todos os sentidos que sua rede bancária (34,17% da rede estadual) contava em 1969, com 53 estabelecimentos (930 filiais), dez dos quais pertencentes a poderosos grupos estrangeiros (p. 155)
 
O crescimento da cidade, no texto, é geralmente significado de maneira positiva, e os “dados” apresentados contribuem para essa significação, o que nos leva a entender que a palavra progresso, no artigo, também é definida de maneira positiva. A grande quantidade de prédios da fotografia, que também significa como uma constatação do crescimento da cidade, é significada como progresso, positivamente.
Se observamos o artigo sobre Cuiabá, encontramos muitos dos itens apresentados no artigo sobre São Paulo. A palavra progresso também está presente neste artigo, em uma parte que conta uma história da cidade:
 
Cuiabá tornou-se vila (1727), cidade (1818) e capital da província de Mato Grosso (1825). Entretanto, o ouro aluvional terminou ainda antes da metade do século XVIII, e o progresso da localidade se tornou muito lento. Em 1800, possuía cerca de 6500 habitantes. Um século depois, reunia ao todo 35000 pessoas. (p. 357).
 
Aqui a palavra progresso também é tomada positivamente, como algo constitutivo de uma cidade. E a lentidão do progresso é significada negativamente em relação à cidade.


[5]Cabe ressaltar que não farei uma análise pormenorizada sobre a relação entre o urbano e o rural neste trabalho. Aqui interessará apenas apontar para alguns elementos importantes para retomar nas análises sobre as enciclopédias virtuais.