Revista Rua


As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos
The 'things to know' about a city at Wikipedia and Desciclopedia

Ana Cláudia Fernandes Ferreira

 

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pouso_Alegre&oldid=21303117. Acesso: ago 2010.
 
Esse item também apresenta uma tabela com os shoppings centers e centros comerciais e, por último, uma lista que lembra novamente os edifícios históricos, produzindo o efeito de que Pouso Alegre já é cidade com edifícios faz tempo. Os edifícios históricos relacionados na lista são os seguintes: Theatro Municipal, Conservatório de Música, Fórum Municipal, Faculdade de Direito do Sul de Minas (Prédio Antigo), Construções em cima das lojas da Avenida Doutor Lisboa, Clube Literário e Recreativo, Escola Estadual Monsenhor José Paulino (aqui o texto inclui a data da inauguração: 1912), Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira, e Catedral Metropolitana. Como se pode ver, a palavra edifício, no artigo, é significada no sentido amplo, de edificação e não apenas no sentido mais restrito, como, por exemplo, o de uma edificação com mais de quatro andares.
Vemos, deste modo, que o artigo define Pouso Alegre através de vários funcionamentos quantitativos, comparativos e enumerativos. Isso constitui, sem dúvida, a apresentação de um determinado número de coisas-a-saber sobre uma cidade. Mas não se trata de quaisquer coisas; são apresentadas aquelas coisas-a-saber que significam a cidade enquanto um grande centro urbano.
Assim como nos artigos da Enciclopédia Abril, nesse artigo da Wikipédia, as coisas-a-saber sobre a cidade de Pouso Alegre significam pela existência e pela