Revista Rua


As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos
The 'things to know' about a city at Wikipedia and Desciclopedia

Ana Cláudia Fernandes Ferreira

 

Na passagem do especialista para o todos e para o qualquer um, a relação entre os sujeitos e os saberes passa por vários caminhos, que se aproximam, se distanciam, se cruzam, se assemelham, se diferem, etc. Mas esses caminhos não são aleatórios, eles se fazem dentro de condições históricas.
A Wikipédia funciona a partir de um ideal de neutralidade, de cientificidade, seguindo o modelo de uma enciclopédia tradicional. No entanto, a falta da legitimidade das coisas-a-saber que a Wikipédia disponibiliza as significa numa relação tensa entre o que seria próprio da ciência, identificado ao domínio do científico, e o que se apresentaria como senso comum, como não científico, não racional, entre as informações verdadeiras e falsas, entre o especialista e o todos.
Na Desciclopédia, em que o espaço de significação é o do humor, da paródia, do nonsense, também são explicitados os preconceitos que circulam e significam a sociedade, bem como críticas, denúncias e disputa por sentidos outros, diferentes dos sentidos dominantes das enciclopédias, que a memória de arquivo (a que as instituições não deixam esquecer, conforme Orlandi (2001)) faz circular. No entanto, na Desciclopédia, o espaço das coisas-a-saber também tem a sua regularização; não é qualquer coisa que se pode dizer, já que ela também reproduz os discursos disponíveis, dentro de condições históricas específicas.
Na Wikipédia, Pouso Alegre é definida, de modo geral, como um lugar populoso que possui muitos edifícios, como uma cidade grande. Lugar no qual o urbano é significado positivamente e o rural é significado, mas apenas pelo tecnológico. O artigo da Wikipédia não fala sobre outros aspectos do ambiente rural ou sobre os problemas da cidade, como os buracos.
Na Desciclopédia, Pouso Alegre é definida, de modo geral, como um lugar cheio de buracos, como caipira, com características rurais e pobre. Lugar no qual o urbano e o rural são significados negativamente e no qual a própria condição de cidade é questionada. O artigo da Desciclopédia não fala sobre o crescimento da cidade.
Lançando mão das palavras de Orlandi (2007), quando a autora fala da “força corrosiva do silêncio que faz significar em outros lugares o que não “vinga” em um lugar determinado” (p. 13), a repetição presente no artigo da Wikipédia sobre os edifícios e o silenciamento que ele produz sobre os problemas da cidade, faz vingar na Desciclopédia a repetição sobre os buracos.
Essas diferentes definições nos mostram como essas duas enciclopédias funcionam como artefatos distintos quando pensamos no modo de divisão das coisas-a-saber. Essa divisão não é pensada, no entanto, como algo complementar ou simétrico, mas em sua contraditoriedade. Nesse sentido, a relação com o silêncio na Wikipédia não funciona do mesmo modo que na Desciclopédia. Se a Desciclopédia parodia a Wikipédia jogando com o que ela silencia, a Wikipédia não está no mesmo jogo, uma vez que ela não se coloca no papel de “se defender” da Desciclopédia, mas de funcionar como uma enciclopédia legítima. Nesse sentido, ela tende a reproduzir mais facilmente o que se pode e não se pode dizer das enciclopédias tradicionais.