Revista Rua


As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos
The 'things to know' about a city at Wikipedia and Desciclopedia

Ana Cláudia Fernandes Ferreira

 

Cidades de uma Enciclopédia tradicional
 
A Enciclopédia Abril é uma enciclopédia brasileira, publicada na década de 1970, pela Abril Cultural, contém 15 tomos, com artigos de assuntos variados, elaborados através da contribuição de especialistas. Segundo o que podemos ler na parte dedicada ao leitor, publicada na primeira página do Tomo I, a enciclopédia contou “com a colaboração de quase uma centena de especialistas altamente categorizados, cuja assessoria permitiu a criteriosa seleção e integração dos assuntos, bem como a qualidade dos textos” (ENCICLOPÉDIA ABRIL, Tomo I, p. 1, 1976).
Quanto aos artigos referentes às cidades brasileiras, eles se restringem às capitais dos estados. Aqui vale observar uma diferença importante desta enciclopédia em relação às enciclopédias virtuais. A restrição dos artigos das cidades às capitais na Enciclopédia Abril está certamente relacionada a uma necessidade de limitação do número de páginas, limite inexistente no espaço das enciclopédias virtuais.
Entre as coisas-a-saber sobre uma cidade que podem constituir o artigo de uma enciclopédia tradicional, podemos encontrar, por exemplo, dados demográficos, geografia, clima, economia, uma breve história da constituição da cidade, eventuais informações a respeito do processo de designação (enquanto povoado, vila, freguesia, cidade), e a respeito de nomes de pessoas ilustres. A descrição dessas coisas-a-saber na Enciclopédia funciona sob o efeito de uma neutralidade da descrição, com fatos e dados verificáveis, científicos.
Um dos mais extensos artigos sobre as capitais dos estados brasileiros da Enciclopédia Abril é o da cidade de São Paulo. Este artigo contém, além de alguns dos “dados” lembrados acima, vários outros, divididos em temas, como: “A Grande São Paulo”, “Melhoramentos urbanos”, “O abastecimento”, “Meios de transporte”, “Serviços urbanos”, “Assistência médico-sanitária”, “Aspectos culturais”, “As áreas verdes”. Isso tudo constitui um conjunto de coisas-a-saber que a enciclopédia disponibiliza sobre esta cidade, São Paulo. De outro lado, um dos artigos menos extensos é o da cidade de Cuiabá. Apesar disso, também podemos localizar nele “dados” sobre geografia, economia, clima, política do Estado e população da cidade.
Esse conjunto de coisas-a-saber presente na enciclopédia sobre essas cidades não é o conjunto de tudo o que se pode dizer ou saber a respeito delas, mas apenas aquilo que significa como relevante dizer/saber sobre elas. A relevância é sempre constituída historicamente e constrói o lugar da evidência dos sentidos. Trazer a questão