Revista Rua


As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos
The 'things to know' about a city at Wikipedia and Desciclopedia

Ana Cláudia Fernandes Ferreira

 

demais. Essa discursividade é o argumento predominante que permite concluir que o número de 127.974 habitantes signifique Pouso Alegre como um município populoso.
A expressão “mais populoso” apaga a possibilidade de interpretar que a cidade seja significada como um município pouco populoso. Isso seria possível, se, ao invés de “mais populoso”, encontrássemos “menos populoso”. O interessante é que a escala argumentativa[7] que está funcionando é a do “mais populoso” e não a do “menos populoso”. A argumentação do “mais populoso” também pode ser observada em outras partes do artigo: “Pouso Alegre é a segunda maior cidade do sul de Minas Gerais (atrás apenas de Poços de Caldas)” e “alguns bairros da cidade são mais populosos que várias cidades da região”.
O(s) sujeito(s) autor(es) do artigo pode(m) ou não ser especialista(s), como na Enciclopédia Abril. Mas aqui e ali as discursividades podem ser as mesmas. Ao mobilizarem os “dados” e “números”, os sujeitos estão sempre interpretando e a interpretação não se faz nunca de um lugar neutro, mas a partir de filiações de sentido.
Outro aspecto importante a observar no artigo da Wikipédia sobre Pouso Alegre está relacionado ao fato de que a Wikipédia se atualiza e re-atualiza muito rapidamente pelos usuários que colaboram com sua edição. No início de minhas pesquisas, realizei uma análise sobre o artigo, tal como ele estava publicado em 23 de março de 2010. Voltando ao artigo em 9 de agosto de 2010, foi possível observar que houve uma reorganização de determinados itens, a exclusão de alguns e o acréscimo de outros[8].
Algumas diferenças no texto do artigo também aparecem no índice. Antes de analisar algumas delas, vejamos o quadro a seguir, que mostra o índice do artigo em datas distintas:
 


[1] As operações argumentativas se articulam através de marcas linguísticas diversas (mas, embora, contudo, pois, já que, a comparação, etc.) que confrontam argumentos e conclusões dos enunciados de um texto e lhes dão uma determinada orientação argumentativa. Proponho esta definição de operações argumentativas seguindo a abordagem dada por Guimarães (1995) para a análise dos operadores argumentativos, em que o autor mobiliza o conceito de interdiscurso, a partir de um diálogo que seu trabalho estabelece com a análise de discurso. Segundo o autor, “a argumentação está determinada pelo interdiscurso. A posição do sujeito, a posição de onde se fala é o “argumento decisivo”” (p. 82).
[2] As citações acima, trazidas do artigo sobre a cidade, não foram alteradas na edição mais recente.