Revista Rua


Um glossário contemporâneo: a língua merece que se lute por ela
A contemporany glossary: the language that deserves to fight for it

[Vanise Gomes de Medeiros] 
Professora da Universidade Federal Fluminense e integra, como pesquisadora, o Laboratório Arquivos do Sujeito - UFF, email: vanisegm@yahoo.com.br. Endereço: Rua Aarão Reis, 146, apt. 201, Santa Teresa CEP: 20240090 Rio de Janeiro - RJ.

[1]Alusão ao enunciado “a metáfora merece que se lute por ela” (Kundera, apud Gadet e Pêcheux, 2004, p.33). Devo também este deslizamento àquele feito por Eni Orlandi, em seu livro Língua Brasileira e Outras histórias, 2009, pag. 193, qual seja “o nome da língua (ele diz metáfora) merece que se lute por ela.”. Este artigo faz parte do projeto CNPq/CAPES 07/2011

---------------------------------------------------------------------------------------

Para citar essa obra:
MEDEIROS, Vanise. Um glossário contemporâneo: a língua merece que se lute por ela . RUA [online]. 2012, no. 18. Volume 2 - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911  
 
Resumo:
Este artigo tem como foco um glossário que se apresenta nas notas de pé de página do livro Favela toma conta, de Alexandre Buzzo. Com a análise, cinco são os eixos, depreendidos a partir da relação entre a palavra marcada no corpo do texto e as definições e/ou explicações em nota de pé de página, que apontam para um movimento de luta na língua do outro e por uma língua outra que se quer dicionarizar.  
Palavras Chave: glossário, língua, periferia, sujeito, análise de discurso.  
 
Abstract:
The focus of this article is a glossary which is found in the footnotes of the book 'Favela Toma Conta', by Alexandre Buzzo. With this analysis, five are axes of discussion, inferred from the relationship between the marked word in the body of the text and the definitions and/or explanations in the footnote, which point to a conflict in the language of the other and for another language that wants to be captured in a dictionary.  
Keywords: glossary, language, periphery, subject, analysis of discourse.