Revista Rua


As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos
The 'things to know' about a city at Wikipedia and Desciclopedia

Ana Cláudia Fernandes Ferreira

 

materialista da História das Ideias Linguísticas, a partir da mobilização de dispositivos teóricos e analíticos da Análise de Discurso e de dispositivos analíticos da Semântica da Enunciação. Dessa perspectiva, as relações entre os sujeitos, os saberes e as cidades serão pensadas tendo em vista os processos de constituição dos saberes enciclopédicos[3], buscando compreender que sujeito(s) produz(em) saberes sobre a cidade nesses artigos das enciclopédias e como esses saberes são nelas produzidos.
O objetivo é compreender que diferentes modos de divisão/regulação dos sujeitos e sentidos se constituem nesse espaço sobre a cidade e a produção e circulação do conhecimento. O material de análise é composto pelos artigos sobre a cidade de Pouso Alegre da Wikipédia e da Desciclopédia. Para a realização dessa análise, tomo como base de comparação a estrutura de uma enciclopédia tradicional, a Enciclopédia Abril, da década de 1970, buscando observar que outros sentidos podem emergir nessas enciclopédias virtuais e que mesmos sentidos se mantêm.
 
A produção de conhecimento e a constituição de um arquivo das coisas-a-saber
 
No interior de uma perspectiva materialista, o processo de produção de conhecimento é compreendido enquanto determinado historicamente por condições materiais específicas. Dentro destas condições, não há uma univocidade dos saberes; eles podem se desdobrar em diferentes caminhos, podem se aproximar, se distanciar, se cruzar, etc. Ou seja, desse ponto de vista, a história do conhecimento não é concebida como uma evolução linear. Em relação a isso, vale lembrar aqui o que diz Sylvain Auroux (1992), de uma posição da história das teorias linguísticas, quando diz que todo conhecimento é uma realidade histórica com uma temporalidade ramificada.
Dessa perspectiva, a história do conhecimento também não pode ser tomada como uma simples cronologia de fatos e de descobertas científicas. Isso também seria pensá-la como uma evolução linear e supor, como notou Georges Canguilhem (1965,


[3] Este tema vem sendo objeto de estudo de vários pesquisadores na área dos estudos da linguagem. Vale destacar aqui a Dissertação de Mestrado de Larissa Scotta (2008), que, no espaço de entremeio da História das Ideias Linguísticas e da Análise de Discurso, faz um estudo sobre a passagem das enciclopédias tradicionais para as virtuais, com foco na Wikipédia. Nessa passagem, a autora concebe a enciclopédia como um ‘circulo que se fecha’ e a Wikipédia como uma ‘rede que se abre’. Também vale destacar a Dissertação de Mestrado de Gláucia Henge (2009), que, de uma perspectiva discursiva, faz um estudo sobre os sujeitos e os saberes em redes discursivas dos artigos da Wikipédia. A autora discute a historicidade da cibercultura e do hipertexto nesses artigos em relação a um modo de escrita configurado como autoria colaborativa. E vale destacar ainda as pesquisas que José Horta Nunes (2012) que, com base na perspectiva da Análise de Discurso e da História das Ideias Linguísticas, faz uma análise do aparecimento do discurso enciclopédico no Brasil, a partir do século XX até inícios do século XXI.