Revista Rua


As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos
The 'things to know' about a city at Wikipedia and Desciclopedia

Ana Cláudia Fernandes Ferreira

 

quantidade, sendo que aqui o destaque maior é para o número de habitantes e a quantidade de edifícios. Ao lado da argumentação do “mais populoso”, a argumentação da quantidade de edifícios é o que significa a cidade de Pouso Alegre não apenas como uma cidade, mas como uma cidade grande.
O que se pode vislumbrar, a partir de uma comparação geral entre os artigos sobre São Paulo e Cuiabá da Enciclopédia Abril, e o artigo sobre Pouso Alegre da Wikipédia, é que o artigo sobre Pouso Alegre reproduz uma discursividade que já funcionava nos outros artigos sobre São Paulo e Cuiabá, em que uma cidade é definida por coisas como números: de habitantes, edificações, indústrias, comércio, etc.
Por outro lado, as questões de legitimidade atravessam o lugar do especialista e o lugar do todos, fazendo com que uma enciclopédia seja significada como fonte de dados confiável e a outra não. Quem pode legitimar o saber é o especialista e não o todos, mesmo que as coisas-a-saber recubram mesmos fatos, os mesmos dados, as “mesmas coisas”.
Evidentemente que uma análise mais aprofundada da maneira como os “dados” são apresentados nessas diferentes enciclopédias para constituir o conjunto das coisas-a-saber sobre as cidades pode mostrar, de fato, que o artigo do especialista é confiável e o do todos não é. No entanto, o que interessa salientar é justamente que, mesmo sendo formulados por sujeitos diferentes, os artigos de ambas as enciclopédias são produzidos por uma mesma discursividade.
 
Pouso Alegre na Desciclopédia
 
De modo a satirizar a Wikipédia, a Desciclopédia se define como “a enciclopédia livre de conteúdo e que qualquer um pode editar”:
 
Disponível em: http://desciclopedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal. Acesso: 30 ago 2012.