Revista Rua


As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos
The 'things to know' about a city at Wikipedia and Desciclopedia

Ana Cláudia Fernandes Ferreira

 

Vemos, aqui também, como o texto procura mostrar, em termos quantitativos, junto a outros municípios e em comparação com eles, que Pouso Alegre tem as qualidades de um centro urbano. Na nova edição, a inclusão de um comentário sobre o número de habitantes vem reforçar o argumento de que Pouso Alegre é muito populosa.
É interessante destacar que as informações sobre a agricultura não são contempladas no item Economia. Na edição antiga, a agricultura nem é mencionada no artigo. Ela aparece na nova edição, através do item nomeado de Agricultura, que menciona o Núcleo Tecnológico EPAMIG Batata e Morango e uma Estação Experimental de Pouso Alegre, lembrando que a cidade é o segundo maior produtor de morango em Minas Gerais e também do clima propício da região para o cultivo de batata. Desse modo, diferente da edição antiga, na edição nova há um espaço, ainda que pequeno, para falar sobre um aspecto rural de Pouso Alegre.
E aqui, diferentemente do artigo de Cuiabá da Enciclopédia Abril, há a possibilidade de pensar a cidade em relação ao rural. Isso mostra que a relação entre urbano e rural não é significada pela distinção entre cidade e campo, ou não é tomada do mesmo modo que no artigo de Cuiabá. No entanto, vemos que o espaço do rural que significa na cidade é significado pelo tecnológico.
Também é interessante destacar a inclusão do item Culinária, que conta, como subitens, Pastel de Milho e Restaurantes. Em relação ao pastel de milho, ele é apresentado no artigo como “Patrimônio Municipal”. Aqui vale lembrar que em 29 de julho de 2010, o pastel de milho se tornou, via decreto, patrimônio imaterial da cidade de Pouso Alegre. Quanto aos restaurantes, não se trata propriamente de comida típica, mas de uma lista de restaurantes de comida de tipos variados, incluindo também a comida mineira.
Outro aspecto importante a notar é que em quase todos os itens do artigo, há um funcionamento enumerativo[9]: há enumerações de hotéis, concessionárias, hospitais, edificações, universidades, faculdades, institutos, escolas (somente as particulares!). Esse funcionamento enumerativo também está presente nos itens Comunicação e entretenimento, e Transporte. E há, também, uma lista de polos industriais,

[9] A enumeração é compreendida aqui como um procedimento de reescrituração, tal como E. Guimarães o define, em relação à textualidade. A reescrituração, segundo o autor, “é o procedimento pelo qual a enunciação de um texto rediz insistentemente o que já foi dito, fazendo interpretar uma forma como diferente de si” (GUIMARÃES, 2004, p. 17). E ao redizer o que já foi dito, produz-se uma deriva do sentido (GUIMARÃES, 2002). Em outras palavras, segundo o autor, os procedimentos de reescrituração são procedimentos de deriva do sentido próprios da textualidade e podem se configurar de diversas maneiras num texto: por anáfora, catáfora, repetição, substituição, enumeração, elipse.