Revista Rua


As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos
The 'things to know' about a city at Wikipedia and Desciclopedia

Ana Cláudia Fernandes Ferreira

 

Pouso Alegre na Wikipédia
 
Uma diferença importante a observar entre uma enciclopédia tradicional como a Enciclopédia Abril e uma enciclopédia virtual como a Wikipédia é que a primeira é elaborada a partir da colaboração de especialistas e a segunda não necessariamente. A Wikipédia se define como “a enciclopédia livre que todos podem editar”:
 
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal. Acesso: 30 ago 2012.
 
Apesar de se colocar no mesmo espaço de uma neutralidade da descrição, buscando sempre regular os fatos e dados dos artigos através de fontes verificáveis, científicas, a Wikipédia não tem o mesmo estatuto de uma Enciclopédia tradicional. O “todos” que ela inclui, inclui não especialistas e a exclui do lugar de legitimidade da produção de conhecimento.
No artigo sobre Pouso Alegre na Wikipédia há um funcionamento semelhante ao da Enciclopédia Abril em relação aos “dados” que descrevem a cidade. O texto começa com uma breve apresentação da cidade que informa sobre sua localização, área, número de habitantes e colocação no ranking dos municípios mais populosos do estado de Minas Gerais:
 
Em 2009 sua população foi calculada em 127.974 habitantes, sendo o 2° município mais populoso do Sul de Minas e o 19° do estado de Minas Gerais.
 
A apresentação desses números não significa apenas como uma simples descrição de um fato através de dados numéricos, mas como uma forma de valorização das cidades, umas em relação às outras. Isto não está nos fatos nem nos dados neles mesmos, mas nos valores que são construídos para eles, pela sociedade, na história. Valores que são discursivizados. E que, como vimos, já circulavam no espaço da enciclopédia tradicional. Na descrição dos números acima, a discursividade que está em jogo é a de que quanto mais populoso o município, mas valorizado ele é em relação aos