Revista Rua


As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos
The 'things to know' about a city at Wikipedia and Desciclopedia

Ana Cláudia Fernandes Ferreira

 

tecnológicos, turísticos e universitários vizinhos que, ao serem trazidos para o artigo, passam a significar em relação à cidade de Pouso Alegre.
O item Comércio, na edição mais antiga, iniciava mencionando a presença de “um pólo moveleiro de lojas” na cidade, citando os nomes de vários estabelecimentos, classificados como “grandes redes de eletrodomésticos”, “áreas de vestuário” e “outras redes de expressão”.
Na versão mais nova, esse início foi apagado e o item passou a se chamar Comércio, Saúde e Prestação de Serviços. Nessa versão, Pouso Alegre é definida como “referência para as cidades vizinhas”. Ao lado disso, o texto informa que a cidade conta com um “centro comercial vertical” e fala da construção de um shopping na área central da cidade.
Um ponto bastante interessante no artigo é o item Edificações (Skyline), que se dedica aos edifícios da cidade.
 
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pouso_Alegre&oldid=21303117. Acesso: ago 2010.
 
Esse item lembra os “diversos edifícios históricos”, menciona o “primeiro edifício com mais de 15 andares” e diz quantos edifícios “de grande porte” a cidade possui, incluindo os edifícios “em construção” e um edifício “proposto”. Ao lado disso, apresenta uma tabela que relaciona os dez maiores edifícios da cidade, informando sobre o número de andares, a altura, a localização e o ano em que ficaram prontos, seguida de outra com os edifícios em construção, como podemos ver a seguir: