Revista Rua


As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos
The 'things to know' about a city at Wikipedia and Desciclopedia

Ana Cláudia Fernandes Ferreira

 

positivo, mas apenas pelo tecnológico, e nos artigos da Enciclopédia Abril sobre Cuiabá, em que o rural significa apenas como passado.
Se, por um lado, a distinção nas transcrições produz uma dissociação entre caipira e pobre, possibilitando ao rural um sentido positivo, por outro, a apresentação dos dois caracterizadores, um após o outro, produz uma associação: Pouso Alegre é caipira e pobre, conjunção que faz com que o rural, assim como o urbano, signifique negativamente.
Vemos assim que a argumentação do artigo de Pouso Alegre na Desciclopédia vai numa direção bastante diferente da argumentação na Desciclopédia. Na Desciclopédia, a argumentação não passa pela apresentação de dados verídicos que podem ser verificados cientificamente, o que não significa que ela não esteja produzindo dados verdadeiros ou com algo de verdadeiro. Mas esses dados geralmente não podem/devem ser ditos nas enciclopédias tradicionais, eles geralmente funcionam fora do espaço das coisas-a-saber sobre uma cidade.
O artigo de Pouso Alegre na Desciclopédia não funciona como uma descrição neutra das coisas da cidade e também não a significa como lugar de crescimento, de progresso. Ele traz, em sua argumentação, que significa a cidade negativamente, uma crítica à cidade, uma negação da cidade como uma cidade grande e, talvez, contraditoriamente, até a própria negação da cidade como uma cidade: Pouso Alegre, que não tem asfalto, mas tem buracos, significada pelo caipira e pelo rural, não é cidade, mas campo. Nesse sentido, apesar das diferentes direções argumentativas da Enciclopédia Abril, da Wikipédia e da Desciclopédia para as definições das cidades, ainda estaria funcionando, na Desciclopédia, a mesma discursividade presente no artigo sobre Cuiabá e São Paulo, em que as cidades são significadas como espaço de crescimento e progresso, e de Cuiabá, em que a distinção entre o urbano e o rural é perpassada pela distinção entre cidade e campo.
 
Considerações finais
 
A curiosidade inicial de saber sobre Pouso Alegre e o espanto com as definições da Wikipédia e da Desciclopédia, nos levaram a formular algumas questões que, aliadas ao nosso interesse pelas pesquisas sobre o Saber Urbano e Linguagem e ao acolhimento institucional para a realização desse trabalho, puderam ter aqui algumas respostas.