Revista Rua


As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos
The 'things to know' about a city at Wikipedia and Desciclopedia

Ana Cláudia Fernandes Ferreira

 

Diferente do especialista da Enciclopédia tradicional, que tem sua legitimidade assegurada, e do todos da Wikipédia, que tem sua legitimidade questionada, o lugar do qualquer um da Desciclopédia se isenta da legitimidade, do compromisso com os fatos e dados, com a cientificidade. Enquanto a Wikipédia procura funcionar de acordo com o modelo de uma enciclopédia tradicional, no espaço de significação do científico, o espaço de significação da Desciclopédia é o do humor, da paródia, do nonsense.
Nesse espaço, como não poderia deixar de ser, a relação entre o que se pode/deve ser dito das coisas-a-saber sobre uma cidade é outra. Espaço de significação que inclui preconceitos, mas também críticas, como poderemos observar logo adiante.
Esse espaço de significação funciona sob diversas maneiras nos artigos da Desciclopédia, com características específicas, que se reapropriam não apenas dos modelos das enciclopédias tradicionais, mas também de outros artefatos e ferramentas disponíveis no espaço virtual. Um exemplo disso é uma a marca que está presente no início de todos (ou, talvez, quase todos) os artigos da Desciclopédia, que é uma paródia da ferramenta de correção do Google, conhecida como “você quis dizer”. No artigo sobre Pouso Alegre, vale chamar a atenção para a primeira “correção” proposta para a expressão buscada “Pouso Alegre”:
 
Disponível em: http://desciclopedia.org/index.php?title=Pouso_Alegre&oldid=1970306. Acesso: mai 2010
 
A questão dos buracos é um tema que se repete em diversas partes do artigo sobre a cidade de Pouso Alegre na Desciclopédia. No decorrer de todo o artigo, vemos que os buracos estão dentre os principais aspectos que caracterizam a cidade. Isso pode ser observado, por exemplo, no item Relevo. Vejamos:
 
Disponível em: http://desciclopedia.org/index.php?title=Pouso_Alegre&oldid=1970306. Acesso: mai 2010