Revista Rua


As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos
The 'things to know' about a city at Wikipedia and Desciclopedia

Ana Cláudia Fernandes Ferreira

 

 
Disponível em: http://desciclopedia.org/index.php?title=Pouso_Alegre&oldid=1970306. Acesso: mai 2010
 
No espaço do enunciado “Esse tar di arrrtigo é caipira, sô!!”, o próprio enunciado identifica o artigo sobre a cidade, significando-a como caipira. Esse sentido de caipira é determinado pelo modo como o texto é escrito, de maneira a “transcrever”[10] o que seria o dialeto caipira, e através de duas imagens do meio rural: a de um galo e a de duas pessoas em cima de uma carroça puxada a burro, em uma rua de terra. O significado de Pouso Alegre em relação ao caipira se constrói por este “caracterizador”, que agrega uma característica linguística aos sujeitos da cidade a outras características relativas ao ambiente rural.
Abaixo do espaço caracterizador caipira, o artigo apresenta outro, caracterizado pelo enunciado “Eçe artigu é di Póbri”. Aqui é interessante observar que o recurso de “transcrição” linguística entre um espaço e outro não é o mesmo. Enquanto o caracterizador caipira focaliza o dialeto caipira através da transcrição de alguns sons e modos de falar, o caracterizador “di póbri” focaliza a incorreção ortográfica. Nesse sentido, essas duas formas de transcrição produzem uma dissociação entre caipira e pobre produzida pelo artigo, que faz com que o rural possa ser significado positivamente[11].
Essa dissociação marca algumas diferenças importantes em relação ao modo como o rural é significado no artigo da Wikipédia sobre Pouso Alegre, de modo


[10] Interessante notar que há uma mistura de “transcrição” do dialeto caipira e algumas marcas – “naum”, por exemplo – que encontramos hoje correntemente no espaço da internet nas salas de bate-papo.
[11] O artigo sobre Belo Horizonte, por exemplo, aparece com caracterizador caipira, mas não com o caracterizador “di póbri”. Belo Horizonte é significada pelo urbano e também pelo rural. Pelo rural, isso se dá através do caracterizador caipira e de outros pontos do artigo como, por exemplo, na paródia de uma sugestão do Google: ““experimente também: roça grande” Sugestão do Google para Belo Horizonte”.