Revista Rua


Futebol no Brasil: sentidos e formas de torcer

Simone Hashigutti

(17)
 Salve o Corinthians
O campeão dos campeões
Eternamente
Dentro dos nossos corações
(18)
 Botafogo, Botafogo,
 
Campeão desde 1910
 
Foste herói em cada jogo  (...)
 Tu és o Glorioso

(19)
Salve o tricolor paulista,
Amado clube brasileiro
Tu és forte, tu és grande
(...) As tuas glórias
Vêm do passado.
São teus guias brasileiros,
Que te amam eternamente
[1]

 
 
A tradição de cantar os hinos, principalmente nas ocasiões de vitórias, persiste dentro da prática de torcida. Além deles, há músicas de outros ritmos e gritos de guerra, mas o formato textual, com as palavras de adoração, sempre volta nessas outras músicas, num movimento parafrástico[2] de produção de sentidos, como no caso do “Samba da Raça” (16), acima. Esse movimento ocorre também nos dizeres dos torcedores. Ao falarem sobre os times e seus uniformes, o sentido do amor divino se repete, e coloca-os na posição de deuses:
 
(20) Nós somos os gaviões, nascemos em funçao do TODO PODEROSO...
 
(21) (...) em relação ao Ricardinho, esse cara não merece vestir novamente o manto sagrado
 
(22) VAMOS LÁ BOTAFOGUENSES DE TODO O BRASIL!!! O NOME DO NOSSO GLORIOSO ESTÁ EM JOGO...[3]
 
 
 
  É comum também que os jogadores considerados “craques” sejam reverenciados, e que tais reverências sejam reforçadas (ou criadas) pela mídia. Assim, são freqüentes títulos como “imperadores” (“imperador” Adriano), “reis” (“rei” Pelé), “príncipes” (“príncipe” Kaká) e outras formas que fazem referência a cargos políticos e de grande poder numa conjuntura (“embaixador”,


[1] Hinos compostos por: Lauro D’Ávila, Lamartine Babo e Gen. José Porfírio da Paz, respectivamente.
[2] Orlandi (2005) argumenta que todo processo de produção de sentidos está relacionado aos movimentos parafrástico e polissêmico. O primeiro pode ser entendido como o de retorno ao mesmo, de estabilização de sentidos, enquanto que o segundo diz respeito aos deslocamentos e rupturas que possibilitam o surgimento do diferente.
[3] Fragmentos 20 a 22 extraídos das respectivas comunidades no www.orkut.com.