Revista Rua


Futebol no Brasil: sentidos e formas de torcer

Simone Hashigutti

 

(14) "Serei SANTOS mesmo que a bola não entre, mesmo que a Vila Belmiro se cale, mesmo que o manto sagrado desbote, mesmo que a vitoria esteja longe, Serei SANTOS mesmo que seja lonja a jornada, seja dura a caminhada SANTOS no peito e na alma nos gritos e nas palmas". Quem inventou essa frase, sem palavras. apesar de tudo, SANTOS TE AMO!!
 
(15) agente torce pelo menos eu torço para o sport club corinthians paulista
e nao para ricardinho , tevez e outros demais jogadores ate porque jogadores vem e vao e o amor pelo corinthians continua o mesmo so cresce a cada dia mano
 
(16) SAMBA DA RAÇA
Flamengo, razão da minha vida (...)
       O manto sagrado pra sempre eu vou honrar
Se preciso vou morrer pelo mengão
(...)
Eu sou da Raça com muito amor, amor(...)
[1]
 
            Nesses fragmentos, ocorrem declarações de amor e fidelidade eternas que podem ser associadas ao funcionamento do discurso religioso. O amor divino, que é marca da relação entre torcedor e time, pode ser pensado como efeito da construção imaginária pela qual passaram os times na história. Os clubes, desde a sua fundação, têm hinos, músicas e símbolos que os caracterizam. E a questão de terem hinos, especificamente, provoca como efeito a constituição da imagem dos times como entidades divinas. Os hinos são cantos originalmente ligados a ordens religiosas, com letras que proclamam o amor a um ou mais deuses e santos e o poder e soberania dessas entidades para seus fiéis. Quando foram deslocados para outras instituições, como o Estado, escolas, os clubes, por exemplo, seu formato textual se manteve, com os mesmos itens lexicais (e.g.: “Salve”, “eternamente”, “glória”, “grandeza”) e expressões de adoração, formas (referências à segunda pessoa do singular) e reverência, numa aproximação dessas instituições com a Igreja e com seus efeitos de filiação:


[1] Os fragmentos 13 a 15 foram retirados de sites de torcidas e das comunidades no www.orkut.com. O fragmento 16 é um trecho de música retirado do site http://www.racarubronegra.com.br/torcida.