Revista Rua


Futebol no Brasil: sentidos e formas de torcer

Simone Hashigutti

 

brasileiro é muito mais preocupado com quem vai jogar, o que vai acontecer do que com a política, com o time dele do que com os governantes, se ele tá sendo enganado ou não.
 
            A identificação posição-sujeito-brasileiro ocorre, portanto, para muitos, na condição de posicionamento torcedor da Seleção Nacional. Há um discurso sobre o futebol que atravessa toda a discursividade brasileira e constrói os sentidos de ser brasileiro, um discurso que o Estado, a mídia e outros aparelhos ideológicos ajudam a constituir e circular, estabilizando o imaginário de unidade nacional que está relacionado ao futebol.
 
Conclusão
 
            Vários aspectos sobre os processos de identificação social com o país a partir do discurso do futebol podem ainda ser pontuados e pesquisados. As referências a essa temática apareceram pouco nos dados, mas apontam para a necessidade de outras e mais análises. Os tópicos abordados neste estudo pontuaram algumas possibilidades de leitura do tema pela perspectiva adotada: as relações imaginárias entre torcedor e time, o atravessamento do discurso do futebol por outras discursividades e seus efeitos – a questão da violência, o funcionamento das torcidas organizadas, a relação de amor no?pelo futebol, a identificação nacional. Entende-se que este estudo foi introdutório e que seu foco foi o de compreender alguns aspectos do funcionamento desse discurso que permitam levar adiante outras pesquisas na mesma perspectiva.