Revista Rua


Futebol no Brasil: sentidos e formas de torcer

Simone Hashigutti

 

O sentido de brasilidade, de cidadania brasileira ficou, nesses casos, sendo uma relação que depende da filiação ao grupo de torcedores da Seleção Nacional, dependendo de uma relação com o futebol. O que faz pensar que o esporte é um elemento importante na constituição de uma identidade nacional, de um discurso que a represente. Os tantos filhos e netos de imigrantes no país se reconhecem, muitas vezes, como estrangeiros no próprio país em que nasceram, na ocasião dos jogos da Seleção, se identificam com a posição-sujeito-brasileiro, como em (30) e (31) acima.
            Esse fato pode ser pensado a partir do espaço que o futebol tem no país, tanto enquanto esporte que se organiza em campeonatos sucessivos ao longo do ano no país[24] e enquanto tema recorrente da mídia, como na forma como o Estado faz uso disso. Para o Estado, os jogos da Seleção Nacional são ocasiões propícias para parafrasear e reafirmar um sentido de nacionalismo que se estabeleceu no governo de Getúlio Vargas[25], quando houve a popularização do esporte e a construção de heróis nacionais. O hino da seleção de futebol de um país é o hino do país. A maior parte dos jornais de televisão tem espaço para falar sobre o tema, bem como os jornais de rádio e impressos, todos os dias, em vários momentos. Além disso, o tema move uma grande indústria que está sempre presente nos comerciais e que também o utiliza para construir a identificação de seus produtos e consumidores.
A expressão “país do futebol”, tão comum em campanhas publicitárias e nas vozes dos locutores de jogos ajuda a alimentar esse imaginário, produzindo o efeito de que “se somos brasileiros, gostamos de futebol”, como enunciado por um locutor de rede televisiva em partida de jogo da Seleção Brasileira. O fragmento (32), abaixo, retoma essa questão em “viro até patriota” e “pátria de chuteiras”. 
 

(32) (I1): Eu acho que já fui mais torcedor. Essa minha saída do Brasil me deixou distante dessa cultura do futebol. Mas quando fala da Seleção, é Seleção, né? Aí vem mais essa coisa do torcedor mesmo. Eu vibro mais, mais coração, viro até patriota, a pátria de chuteiras, né? Aqui no Brasil, Seleção, época de Copa, a Seleção faz esquecer todos os problemas, né? Todo mundo esquece todos os problemas, dívidas, fome. O país pára. O



[24] No Brasil, durante o ano, ocorrem atualmente os Campeonatos Estaduais, Brasileiro, Sul-Americano, Mundial de Clubes, Copa do Brasil entre outros.
[25] A esse respeito, conferir Toledo (op. cit.)