Revista Rua


Mídia e Espaço Público

[Guilherme Carrozza] 
Doutorando em Lingüística pelo IEL/Unicamp. Docente da Univás
O presente trabalho é resultado de uma reflexão iniciada no Grupo de Estudo em Análise de Discurso e Publicidade da Univás, coordenado por mim e composto pelos alunos de graduação em Publicidade e Propaganda: Adriana Silveira, Camila Conti, Douglas Rodrigues, Jair de Assis Junior, Mariana Brito e Regiane Gonçalves Moreira.

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Para citar essa obra:
. Mídia e Espaço Público. RUA [online]. 2008, no. 14. Volume 1 - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911  
 
Resumo:
O presente artigo propõe uma reflexão sobre os sentidos produzidos pela publicidade no espaço público. Para isso, tomamos como objetos de análise a distribuição de folhetos impressos nas ruas e a instalação de placas e outdoors remetidos, principalmente, à cidade de São Paulo, onde passou a vigorar a Lei Cidade Limpa, proposta como uma forma de “sanear visualmente” a cidade. Nosso objetivo é tentar compreender que discursos sustentam a relação direta que se faz entre publicidade e poluição visual.  
Palavras Chave: Mídia, cidades, poluição visual  
 
Abstract:
Cet article propose une réflexion sur les sens produits par la publicité dans l'espace public. Pour ce faire, nous prennons comme des objets d'analyse la distribution de tracts imprimés dans les rues et l'installation de plaques et outdoors situés, principalement, dans la ville de São Paulo, où est en vigueur la loi Cidade Limpa, proposé comme un moyen de “nettoyer visuellement" la ville. Notre objectif est d'essayer de comprendre quels discours soutenant la relation directe entre la publicité et la pollution visuelle.  
Keywords: Media, cities, visual pollution