Revista Rua


Futebol no Brasil: sentidos e formas de torcer

Simone Hashigutti

 

Os dizeres dos torcedores, os gritos de guerra e músicas, como em (27) e (28) são outras formas dessa discursividade, e também trazem o sentido do confronto, como traz também o próprio formato arquitetônico do estádio. Um dos informantes lembrou que:
 
(29) (I3): Eu associo o futebol moderno com os jogos romanos, nas arenas, e com as touradas, que tem aquela coisa, muito parecido arquitetonicamente. E é um espetáculo relativamente violento, e futebol também.
 
Foucault (ibid.) também apontou para a importância das construções arquitetônicas e seus efeitos, mostrando como as escolas, prisões e hospitais foram construídos segundo uma ideologia de repressão e controle para coerção ao sistema dominante. Os estádios seguem um formato de vigilância e controle, têm formatos parecidos com algumas prisões construídas em forma de anel, e podem trazer, como mencionado em (29), o sentido das arenas romanas, para cujo centro todos olhavam à expectativa de uma luta.
 
Torcer pela Seleção do Brasil
 
            Torcer pela Seleção Brasileira pode ser considerada uma situação ímpar no que diz respeito a um movimento de identificação mais particular: a dos torcedores com a própria nação e com um sentido de brasilidade. Esse sentido, que fica associado a uma condição (poder ocupar a posição de torcedor da Seleção Nacional), fica explícito em dizeres como os abaixo:.
 
(30) (I9): (Me sinto) Brasileira privilegiada. Brasil, campeão mundial de futebol, sou brasileira. Quando o Brasil me envergonha: Fome, miséria, sou japonesa.
 
(31) (I10): _ Eu gosto de falar que sou italiano.
         P: _ Por que, você não nasceu no Brasil?
        I10: _ Mas meus avós vieram da Itália, eu vivi com eles, gosto de comida italiana, então sou italiano. (...)
        P: _ Mas e se tem um jogo da Copa, Brasil e Itália, pra quem você torce?
         I10: _ Fico no meio, mas acho que pro Brasil. [23]


[23] Dados extraídos de Hashiguti, 2003.