Revista Rua


Separação e mistura: alusões utópicas e imaginação espacial no filme A Vila
Separation and mixing: utopians allusions and spatial imagination the movie The Village

Antônio Carlos Queiroz Filho

restritiva, tanto da potencia que há nessa narrativa de mundo, quanto da própria concepção de espaço que o resume a superfície.
 
Imaginação espacial: a utopia como separação
Tanto no filme como no livro, a separação se dá como uma antagonia daquilo que se resolveu deixar para trás, seja além-mar – no livro – ou além-floresta – no filme.  Nesse movimento se consolida a dimensão espacial do dentro e do fora, que se manifesta nas obras utópicas. Essa é a perspectiva das narrativas utópicas que nos interessa. Há nelas uma forma de se imaginar o espaço presentificada a partir desse “negar algo”: o isolamento. É ela a nossa primeira grande imagem.
Na idealização desse local perfeito – a pequena vila – nos é apresentado uma relação de co-existência entre aquilo que foi levado para dentro dela e o que foi separado. Isso se manifesta, tanto na vila, como na ilha. Nos dois casos, essa constituição do “ideal” veio da negação do mundo que ficou além-fronteira, dado a crença de que a realidade que se vivia até então continha coisas as quais não se desejava mais.
Esse “não desejar mais”, na vila, veio da experiência vivida pelos Anciãos na cidade: certos acontecimentos trágicos ocorridos com cada um fizeram com que eles não quisessem mais continuar a viver lá. Essas experiências foram os alicerces desse outro mundo que se quis criar. A vila (dentro) é uma anti-cidade. Assim como a ilha da Utopia é “anti” daquilo que está além-mar. O que a vila nega é a cidade e o modo de vida a ela associado pela narrativa dos moradores para dizer dela: o da violência física contra as pessoas – assassinatos.
É da cidade que vêm as lembranças e os sentidos ligados à morte violenta de seus entes queridos. Ao percorremos as imagens do filme, vimos como a cidade está presente na vila. Tudo o que estava ligado a ela – cidade – via memória dos Anciões, tornou-se de algum modo, “proibido” na vila, como a cor vermelha que era chamada na vila de Bad Color, a cor do sangue: