Revista Rua


A coevolução do "roubo de identidade" e dos sistemas de pagamento
The coevolution of "identity theft" and payment systems

[Benoit Dupont] 
[*] Texto publicado na Revista “Criminologie”, vol. 43, no. 2, 2010, pp. 247-268.
[**] Benoit Dupont é diretor do Centro Internacional de Criminologia Comparada da Universidade de Montreal e titular da Cadeira de Pesquisa do Canadá em segurança e tecnologia. Ele preside também a Associação Internacional de Criminólogos de Língua Francesa. Suas pesquisas portam sobre a governança da segurança, a coevolução do crime e da tecnologia, assim como a pirataria na informática e as políticas de cibersegurança.

---------------------------------------------------------------------------------------

Para citar essa obra:
DUPONT, Benoit. A coevolução do "roubo de identidade" e dos sistemas de pagamento. RUA [online]. 2011, no. 17. Volume 2 - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911  
 
Resumo:
Em um artigo tornado um clássico da criminologia, Edwin Sutherland sublinhava desde 1940 os benefícios recíprocos que poderiam obter os economistas e os criminólogos de uma melhor integração de seus conhecimentos. Mesmo que seu convite à interdisciplinaridade tenha por objeto o crime do colarinho branco, outras formas de delinqüência sustentam particularmente tal solicitação, dentre elas o “roubo de identidade”. Após ter examinado na primeira parte deste artigo as ambigüidades e paradoxos que pesam sobre as análises contemporâneas do “roubo de identidade”, eu proponho na segunda parte um quadro de análise alternativo que repousa sobre o conceito de coevolução ligando o “roubo de identidade” tal qual nós conhecemos hoje ao desenvolvimento dos novos meios de pagamento a partir do fim dos anos de 1950. Com o auxílio de dados históricos e econômicos, eu mostro como esta transformação fundamental de hábitos de consumo contribuiu para a emergência de novas oportunidades criminosas, ao desenvolvimento de mecanismos de segurança e de procedimentos privados de regulamento dos conflitos, assim como o declínio de outras formas de delinqüência.  
Palavras Chave: Roubo de identidade; modos de pagamento; cartão de crédito; coevolução; oportunidades criminosas.  
 
Abstract:
In one of his classical articles, Edwin Sutherland highlighted as early as 1940 the mutual benefits that economists and criminologists could derive from a better integration of their knowledge. Although his interdisciplinary invitation was aimed at white collar crime, other forms of delinquency are particularly well suited to a similar approach, “identity theft” being among them. After having examined in the first section of this article the ambiguities and paradoxes that apply to contemporary analyses of “identity theft”, I offer an alternative analytical framework that relies on the concept of coevolution between “identity theft” as we know it and the development of a new payment system from the late 1950s. By using historical and economics data, I show how this fundamental transformation in consumer habits contributed to the emergence of new criminal opportunities, the development of new security measures and private conflict resolution procedures, as well as the decline of other types of crimes.  
Keywords: : Identity theft; payment system; credit card; coevolution; criminal opportunities.