Revista Rua


A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura
The contradiction of the social consensus about the ecological discourse of "Natura Ekos Line" advertising campaign

[Maria Eunice de Godoy Machado Teixeira] 
[*] Doutoranda em Lingüística no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL – Unicamp) e professora do curso de Comunicação Social - Jornalismo na Universidade do Vale do Sapucaí – Pouso Alegre (MG). Endereço para correspondência: Av. Pref. Tuany Toledo, 470 – Fátima I – 37550-000 – Pouso Alegre - MG. E-mail: mariaeunicemachado@yahoo.com.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Para citar essa obra:
TEIXEIRA, Maria Eunice de Godoy Machado. A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura . RUA [online]. 2011, no. 17. Volume 2 - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911  
 
Resumo:
Este artigo propõe analisar o discurso da campanha publicitária da linha Ekos/Natura, produzida em 2009. O sentido de reciprocidade e interdependência entre classes sociais traz, entretanto, a memória de uma sociedade dividida em classes economicamente opostas. Na perspectiva da Análise de Discurso, pretendeu-se tornar explícito o funcionamento dessa memória discursiva que, na produção do novo, contém o repetível, o conhecido e, no discurso dominante, traz o equívoco e a falha.  
Palavras Chave: discurso; memória discursiva; classe social; propaganda publicitária.  
 
Abstract:
This work aims at analyzing the discourse of a publicity campaign of Ekos/Natura line produced in 2009.The reciprocity and interdependence meanings among social classes bring the memory of society divided into classes economically contrary. Within the framework of the Discourse Analyses, it was intended to bring to light the ways the discursive memory works that in the production of a new discourse, brings what repeats, is known and, in the dominant discourse, brings the equivoque and the slip.  
Keywords: Discourse; discursive memory; social class; publicity.