Revista Rua


A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura
The contradiction of the social consensus about the ecological discourse of "Natura Ekos Line" advertising campaign

Maria Eunice de Godoy Machado Teixeira

Diante disso, para produzir a análise de um discurso é necessário, então, construir uma relação de sentido entre as palavras do dizer, a fim de se identificarem essas regiões de sentido, para, enfim, encontrar a formação ideológica que as determina.
 
Desenvolvimento
Para compreender como a campanha publicitária da linha Ekos da Natura de 2009 significou unidade e interdependência entre classes sociais opostas, no caso, a burguesia e o campesinato, vamos partir da frase que é inserida sobre os rostos dos lavradores e usuárias durante a vinheta da propaganda. Diz a primeira frase, colocada sobre a imagem do lavrador: Deixa eu cuidar do seu banho e Deixa eu cuidar da sua pele. E, sobre a imagem da usuária do produto final, aparece a frase: Deixa eu cuidar da sua terra, Deixa eu cuidar do seu rio e Deixa eu cuidar da sua floresta. É possível, então, separarmos as frases em dois grupos, precisamente as que estão sobre os lavradores, que seriam o grupo 1, e as que estão sobre as usuárias, grupo 2. Dessa forma, percebemos que os dois grupos dialogam entre si. Vejamos:
 
 
 
Deixa eu cuidar do seu banho.
Deixa eu cuidar da sua pele.
Neste primeiro bloco, os lavradores aparecem dizendo estes enunciados para as usuárias dos produtos que vêm dos frutos que eles cultivam.