Revista Rua


Separação e mistura: alusões utópicas e imaginação espacial no filme A Vila
Separation and mixing: utopians allusions and spatial imagination the movie The Village

Antônio Carlos Queiroz Filho

é um visitante que não permanece”, afirma Antonio Carlos Diegues (2000), estava ali a garantia da separação[5].
Para a pequena vila (dentro), a floresta é impedimento da mobilidade para que as pessoas não saiam e não queiram ir à Cidade (fora). Já o discurso ambiental vem da Cidade e diz da floresta como lugar de preservação e torna a natureza (floresta) um local onde esta utopia – de origem e de pureza – se realiza, através do discurso do belo e do intocado: também impedimento da mobilidade, de fora para dentro. Dupla proteção, imagem da impermeabilidade. Coexistência numa mesma paisagem – tomada como forma visual simbolizada – de sentidos distintos, às vezes, opostos, mas que para existirem, no fim, se misturam.
 
Referências Bibliográficas
 
ALMEIDA, Milton José de. Cinema: arte da memória. Campinas: Autores Associados. 1999.
 
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2004.
 
BACHELARD, Gastón. A poética do espaço. Rio de Janeiro: Eldorado. 2005.
 
DIEGUES, Antônio Carlos. (Org.) [2000] Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo, Hucitec.
 
FIRPO, Luigi. Para uma definição da utopia. Trad. Carlos Eduardo Berriel. In: Revista Morus: Renascimento e Utopia. 2005, No 2.
 
MANNHEIM, Karl. Ideologia e Utopia. Trad. Sergio Magalhães Santeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores. 1972.
 
MORUS, Thomas. A Utopia. Trad. Pietro Nasseti. São Paulo: Martin Claret. 2004.
 
OLIVEIRA, Maria do Céu Diel. Imagens do Inferno: lugares da memória, palavras de Dante. 2003. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq021/arq021_03.asp. Acesso em: 12/01/2007.
 
OLIVEIRA JR., Wencesláo Machado. Geografias de Cinema: outras aproximações entre as imagens e sons dos filmes e os conteúdos geográficos. In: VICongresso Brasileiro de Geógrafos. Goiânia, Anais do VICongresso Brasileiro de Geógrafos, 2004. p. 1-22.


[5] Os Anciãos tiveram ainda que se preocupar com outro aspecto para garantir o isolamento; fica sugerido no filme, a atividade ilícita ligada ao suborno de pessoas importantes e influentes que pudessem de alguma forma interferir no tráfego aéreo, para que houvesse o desvio de rotas que passassem sobre a reserva.