Revista Rua


Linguagem, tecnologia, conhecimento e suas relações no contexto de formação continuada de professores
(Language, Technology, Knowledge and their Relations at Teachers Continuing Education)

Fernanda Freire

por meio das quais os conhecimentos circulam e são produzidos/transformados, sinalizando outras necessidades em termos de ferramentas da linguagem. É dessa forma que novas ferramentas – ao longo da história do TelEduc – são desenvolvidas e incorporadas ao ambiente.
À medida que usamos o ambiente, refinamos a metodologia dos cursos e passamos a querer outras ferramentas e/ou a usar outros recursos das ferramentas já existentes.
O Bate-papo é um bom exemplo. Inspirada nas salas de Bate-papo disponíveis na web foram incorporados outros recursos para que a ferramenta fosse mais bem aproveitada do ponto de vista educacional: pode-se, por exemplo, agendar com antecedência uma sessão e indicar seu assunto; pode-se ainda gravar a sessão para posterior leitura da discussão como pode ser visto na Figura 6:
 
Figura 6: modificações na ferramenta Bate-papo do TelEduc
http://www.cefiel.iel.unicamp.br/~teleduc3/cursos/aplic/index.php?cod_curso=340
 
Ainda assim, o Bate-papo não deixa de ser um Bate-papo: as mensagens/interlocutores se sobrepõem dando a sensação aos participantes de que estão sempre a “perder o fio da meada”, tornando difícil a discussão síncrona de leituras, atividades, reportagens. Além disso, é preciso levar em conta outras dificuldades