Revista Rua


Linguagem, tecnologia, conhecimento e suas relações no contexto de formação continuada de professores
(Language, Technology, Knowledge and their Relations at Teachers Continuing Education)

Fernanda Freire

no(s) modo(s) de se construir conhecimento. Cursos como os do CEFIEL são uma prova disso.
O uso continuado do ambiente – com diferentes usuários e em diferentes contextos de ensino-aprendizagem – impulsionaram mudanças, colocando desafios que ainda não haviam sido pensados.
Nesse sentido, a cada nova versão, ela mesma, é um “novo conhecimento” que apresenta novas tecnologias.
A interface do ambiente – sua nomenclatura com cores, botões, caixas, links, rótulos – dão corpo a um conhecimento – cursos à distância, semipresenciais – metodologias diferenciadas, hoje cada vez menos orientadas por metodologias presenciais, apontando para a construção de uma cultura própria.
Para terminar gostaria de mostrar – ainda que esse texto tenha focado nas interações que se dão no ambiente virtual – que o conhecimento que ali é repetido, construído, transformado, extravasa e ganha sentido onde queremos mesmo que ele ganhe: na vida dos professores, na sua relação com os alunos, na sala de aula, na escola. Observem duas mensagens do Fórum de discussão de duas professoras de uma mesma escola a respeito dos conteúdos do curso[1]:
 
 
Professora_1
Fulana, é legal como este curso mesmo a distancia está nos aproximando, ultimamente no recreio da escola, o nosso comentário é sobre as atividades, as leituras, as considerações das tutoras. Nossa discussão não consiste mais em “atacar” determinado aluno, de que ele não aprende, ou está na escola só para atrapalhar, mas sim de debater a melhor maneira de ajudá-lo. Foi isso que aconteceu ontem, a respeito da atividade dessa semana, uma professora relatou e todas concordamos, que dizemos que o aluno é disléxico sem ao menos entendermos o significado do termo dislexia, como se fosse uma moda. Ou apenas como professoras para livrar-nos da preocupação de termos de buscar maneiras diferentes deste aluno aprender.


[1] Exemplos gentilmente cedidos pela Profa. Tânia Alkmim, coordenadora da Turma 3 do Curso Linguagem e Letramento nos anos iniciais/educação infantil oferecido para professores do estado do Espírito Santo no período de 13/03/2009 a 23/05/2009.