Revista Rua


Linguagem, tecnologia, conhecimento e suas relações no contexto de formação continuada de professores
(Language, Technology, Knowledge and their Relations at Teachers Continuing Education)

Fernanda Freire

No primeiro caso – produção textual – propomos ao professor em formação que escreva um memorial sobre a sua História de Escrita, ocasião em que cada um recorda a sua história por meio da escrita e da reescrita ao longo do curso. A cada semana o professor em formação compartilha com os demais participantes uma nova versão do memorial (Figura 3).
 
Figura 3: Diferentes versões do memorial e os comentários recebidos pelo autor
http://www.cefiel.iel.unicamp.br/~teleduc3/cursos/aplic/index.php?cod_curso=340[9] 
 
Embora o objetivo dessa atividade seja o de propor um exercício continuado com e sobre a escrita, ela também permite problematizar outras questões de interesse para o curso: a complexidade da aquisição da leitura e da escrita; as condições sóciohistóricas e psíquicas que afetam esse aprendizado; as instabilidades próprias desse processo, levando o professor em formação a reinterpretar a relação de seus alunos com a leitura e com a escrita, bem como a rever o modo como eles lêem (e interferem) os escritos de seus alunos.
Todos são convidados a ler os memoriais livremente e postar algum comentário. E que comentários são esses? Em geral os leitores dizem o que acharam da história, apontam relações que fazem com as suas histórias pessoais, falam a respeito do modo como o texto está escrito, o que pode ser tratado de outra forma etc. Comportam-se como uma espécie de “críticos” e os autores, às vezes, respondem aos comentários recebidos e/ou incorporam as sugestões que lhes foram feitas.


[9] Exemplo retirado do Curso a relação normal/patológico no ensino: cérebro e linguagem oferecido no período de 04/09/2006 a 06/11/2006, coordenado pela Profa. Maria Irma Hadler Coudry e por mim.