Revista Rua


Linguagem, tecnologia, conhecimento e suas relações no contexto de formação continuada de professores
(Language, Technology, Knowledge and their Relations at Teachers Continuing Education)

Fernanda Freire

 

Figura 1: Visão geral da ferramenta Portfólio (TelEduc versão 3.3.8)
Figura 1: http://teleduc.nied.unicamp.br/~teleduc/
 
Nesta ferramenta os participantes do curso podem armazenar textos e arquivos utilizados e/ou desenvolvidos durante o curso, bem como endereços da Internet. Esses dados podem ser particulares, compartilhados apenas com os formadores ou compartilhados com todos os participantes do curso. Podem ainda ser compartilhados com integrantes de um mesmo grupo, no caso do Portfólio de Grupo. Quando compartilhado, os participantes podem ver os demais Portfólios e comentá-los. Duas características do Portfólio são, pois, importantes para a construção do conhecimento: o modo de compartilhamento e a possibilidade de postarcomentários.
Os comentários podem ter diferentes propósitos. Assim, uma mesma ferramenta – neste caso, o Portfólio – a depender da forma como é usada nesse contexto de formação, serve a diferentes conhecimentos como mostra o a Figura 2:
 
Figura 2: modos de uso do Portfólio