Revista Rua


Linguagem, tecnologia, conhecimento e suas relações no contexto de formação continuada de professores
(Language, Technology, Knowledge and their Relations at Teachers Continuing Education)

[Fernanda Freire] 
Pesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/COCEN) credenciada na Pós-graduação do Insituto de Estudos da Linguagem (IEL) desde 2009. Integrante do Conselho de Coordenação do Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (CEFIEL/Unicamp). Endereço para correspondência: Rua Rua 06 de Agosto, n. 50, Prédio V da Reitoria, 2º piso, Campinas-SP, CEP: 13083-970. Email: ffreire@unicamp.br

---------------------------------------------------------------------------------------

Para citar essa obra:
FREIRE, Fernanda. Linguagem, tecnologia, conhecimento e suas relações no contexto de formação continuada de professores. RUA [online]. 2009, no. 15. Volume 2 - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911  
 
Resumo:
O artigo apresenta as relações entre linguagem, conhecimento e tecnologia no contexto de formação continuada semipresencial de professores com base em três questões norteadoras – como as novas tecnologias afetam a construção do conhecimento, como o conhecimento constrói novas tecnologias e como as novas tecnologias dão corpo ao conhecimento – discutidas a partir da análise de dados de cursos do Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL/Unicamp) que utilizam o ambiente TelEduc.  
Palavras Chave: linguagem, conhecimento, tecnologia, formação continuada de professores  
 
Abstract:
The article presents the relations between language, knowledge and technology in the context of semipresencial teachers continuing education based on three guiding questions – how new technologies affect the construction of knowledge, how knowledge builds new technologies and how new technologies embody the knowledge – discussed as from data courses analysis of the Center for Continuing Education of Teachers of the Institute for the Study of Language (CEFIEL/Unicamp) using the TelEduc environment.  
Keywords: language, knowledge, technology, teachers continuing education