Revista Rua


Sujeitos ambulantes: pistas para uma nomadologia urbana
Wandering subjects: clues to an urban nomadology

Gabriel Schvarsberg

trajetórias de seus habitantes. Sob esta condição política, é possível que o confronto, não apenas direto, mas também de perspectivas e imaginários, engendre novos arranjos nos usos do espaço que podem ser eternamente conflituosos, mas é precisamente do conflito que pode emergir o novo e a possibilidade de transformação dos sistemas de relações e dos significados impressos no espaço urbano; do que pode ser feito, de quem pode fazer, e do que pertence a quem ou a todos. Seria o caso de continuar na trilha de uma nomadologia urbana.
 
 
Referências Bibliográficas
 
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos. 2009.
 
CERTEAU, Michel De. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 16. ed. Petrópolis: Vozes. 2009.
 
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto. 1997.
 
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago Editora. 1977.
_____. O que é a filosofia? São Paulo: Ed. 34. 1992.
_____. Mil Platôs - capitalismo e esquizofrenia.São Paulo: Ed. 34. 1997. vol.5.
 
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal. 1998. 13. ed. Tradução de Roberto Machado (org.).
 
INTERNACIONAL SITUACIONISTA [1958]. "Definições". In: JACQUES, P. B. (org.) Apologia da Deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra. 2003.
 
JACQUES, Paola Berenstein (org.). Apologia da Deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra. 2003.
 
KASPER, Christian Pierre. 2006. Habitar a rua. Tese (doutorado). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. São Paulo.
 
KOTÁNYI, Attila; VANEGEIM, Raoul. [1961]. "Programa elementar do Bureau de Urbanismo Unitário". In: JACQUES, P. B. (org.). Apologia da Deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra. 2003.
 
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Exo experimental org.;Ed. 34. 2005.