Revista Rua


Sujeitos e sentidos no espaço urbano: o escrito "dá o ar da sua graça"
(Subject and meanings in urban space: writing shows up)

Aline Torrizella Périgo, Juliano Ricci Jacopini, Noemi Lemes, Soraya Maria Romano Pacífico, Lucília Maria Sousa Romão

resistências e furos dá-se a conhecer a cada palavra. Tomando como objeto de estudo o sujeito do/no espaço urbano, o que, por sua vez, implica considerar, como Orlandi (2001) propõe, o espaço urbano como sítio de significação que reclama gestos de interpretação, buscou-se investigar o gesto de interpretação que diferentes posições-sujeitos realizam diante da propaganda de uma versão de um sorvete do McDonald’s chamado McFlurry.
 
Fomos à rodoviária de Ribeirão Preto-SP e começamos a perguntar para sujeitos que ocupavam este espaço como eles interpretavam a propaganda acima; dissemos que estávamos realizando um trabalho para a faculdade e, por isso, gostaríamos de saber como “as pessoas interpretam os textos que estão ao seu redor”. Pela análise das respostas, nas quais alguns sujeitos eram convidados a interpretar os sentidos inscritos na propaganda de tal sobremesa, observamos a dificuldade e a grande resistência que os entrevistados apresentavam para interpretar o texto publicitário, como se eles tivessem medo de atribuir-lhe algum sentido ou sentidos outros e diferentes dos supostamente e imaginariamente permitidos, uma vez que, pelo jogo das formações imaginárias