Revista Rua


Uma enunciação sem comunicação: As tatuagens escriturais
An utterance without communication: the scriptural tattoos

Marie-Anne Paveau

Éclaircissement, Hope, Spes etc. [Palavra, Serenidade, Recuperação, Esclarecimento, Esperança, Esperança]. Os adjetivos são raros: Insane, Happy [Insano, Feliz]. Os nomes próprios são igualmente candidatos privilegiados pelas tatuagens nominais, sem dúvida por causa de sua forte carga memorial e evocatória: nomes de país, de cidades (que podem corresponder aos clubes esportivos), nomes e sobrenomes[6], mas também grifes de roupas e de preferência, de roupas esportivas (Wrangler, Nike, Adidas).
Encontramos também grupos nominais (Souvenir d’Afrique) [Lembrança da África], sob forma de frases sem verbos(Pas de chance, Sans Patrie) [Sem sorte, Sem pátria] ou construções predicativas (Enfant du Malheur, Martyr de la liberté) [Criança Maldita, Mártir da liberdade][7]. Os enunciados parêmicos, provérbios, gritos, palavras de ordem ou máximas, fornecem uma reserva inesgotável de inscrições, que A. Lacassagne descreve assim:
 
Ce sont des sentences, des formules, des proverbes, des dates commémoratives rappelent la date de naissance, de tirage au sort, le numéro de la conscription, le numéro matricule du régiment, la date du tatouage, le jour où il a été condamné. Un homme avait trois inscriptions : c’étaient les dates successives des trois conseils de guerre qui l’avaient condamné. D’autres fois l’inscription semble un cri de colère ou de vengeance : c’est la manifestation évidente d’une nature en révolte contre la société (Lacassagne, 1881: 48).
[São sentenças, fórmulas, provérbios, datas comemorativas lembrando a data de nascimento, escolhidas por acaso, o número referente ao recrutamento, o número de matrícula no regimento, a data da tatuagem, o dia da condenação. Um homem tinha três inscrições: eram as datas sucessivas de três julgamentos de guerra que o tinham condenado. Outras vezes a inscrição parece um grito de cólera ou de vingança: é a manifestação evidente de uma natureza revoltada contra a sociedade (LACASSAGNE, 1881: 48)].
 
O grito ou a palavra de ordem é, com efeito, um enunciado de predileção para os tatuados; o fundo Lacassagne, conservado na biblioteca municipal de Lyon, contém uma obra intitulada Album d’un tatoeur [sic] lyonnais en 1889, constituído por uma coletânea de desenhos que fornece uma lista de gritos:


[6] J. Delarue e R. Giraud apresentam o caso divertido de uma série de quatro nomes de mulheres tatuadas no braço, no qual dois são barrados (1950: 32). I. Saltz mostra uma tatuagem de homenagem enumerando a lista de astronautas da NASA (2006: 177). O ou a tatuado(a) carrega prazerosamente o nome de seus filhos, mais estável que aquelas de seu ou sua companheiro(a).
[7] Esses exemplos foram extraídos de LACASSAGNE, 1881.