Revista Rua


Uma enunciação sem comunicação: As tatuagens escriturais
An utterance without communication: the scriptural tattoos

Marie-Anne Paveau

PIERRAT e GUILLON). As iniciais dos seres amados, perdidos ou arrependidos, tatuam abundantemente todas peles do mundo, com efeitos de correção às vezes cômicos (é o caso de uma mulher, que amava um Paul e passou a amar um Bernard, transformou a inicial P tatuada em B). Mas a grande difusão atual de tatuagens parece abrir uma série de possibilidades: no site corposenfolie.fr, se pode ver a sigla ADN (nas costas) e mesmo uma tatuagem HIV positif [HIV positivo] no braço. A inicial como marcação de propriedade, muito corrente em uma outra época, era uma prática certamente marginal mas também real, como o mostra um artigo de Libération, de julho de 2008, que ressalta, a respeito da detenção de dois gigolôs turco-alemães: “Os irmãos Baran tinham como hábito tatuar suas iniciais no pescoço de suas vítimas” (p.8).
A letra é igualmente um motivo da tatuagem em si: encontramos, com efeito, formas tipográficas, letras, sinais de pontuação, caracteres especiais (&, por exemplo) ou alfabetos inteiros (ill.1), com uma inspiração renovada pelos caracteres informáticos (ver SALTZ, 2006, capítulo 2).
Os números são essencialmente datas: datas de nascimento, data de um acontecimento fundador na vida do tatuado, data de um acontecimento histórico com o com o qual se sente ligado. Encontramos números da sorte (o 13 em particular, que a atriz americana A. Jolie tem em números romanos no braço) ou com valor erótico como 69. As tatuagens dos campos nazistas, aplicadas em Auschwitz, a partir de 1941, são matrículas destinadas à triagem de humanos e à contagem de mortos (BAILLETTE, 2003; ASSOULINE, 2005; retorno a isso na segunda parte).

1.1. FORMAS BREVES, DO GRUPO NOMINAL À FRASE

As palavras isoladas constituem uma categoria igualmente recorrente, constituídas essencialmente por substantivos não determinados em torno de sentimentos ou papéis familiares. Os modelos dos anos 1950 (“classical tattoo signs”) apresentados na coletânea 1000 tatoos de H. Schiffmacher (2005) propõem, por exemplo: Mother, Mom, My boy, (True) Love, Liberty [Mãe, Mamãe, Meu garoto, (Verdadeiro) Amor, Liberdade]. As tatuagens de criminosos destacadas por A. Lacassagne e J. Delarue e R. Guiraud apresentam: Amitié [Amizade], encontramos passim no corpus: Words, Serenity, Recovery,