Revista Rua


Uma enunciação sem comunicação: As tatuagens escriturais
An utterance without communication: the scriptural tattoos

Marie-Anne Paveau

- Remember (base du cou Pierrat, Guillon 2004: 60) [Lembre-se (base do             pescoço PIERRAT, GUILLON, 2004: 60)]
 
A questão da emissão se põe aqui de maneira evidente: se faz bem solicitar um enunciatário porque os enunciados contêm uma marca de linguagem explícita (a flexão do verbo em pessoa), absolutamente nada pode dizer qual é a instância designada, que constitui uma forma virtual não contextualizada e, portanto, indefinida. Esses enunciados em segunda pessoa têm um valor pequeno, dependendo mais do saber que da direção, o que é coerente com a falta de coordenadas espaciais e temporais: a tatuagem sendo uma inscrição permanente, mas móvel, não permite a instalação de uma situação de enunciação socialmente determinada. Sua configuração enunciativa é da ordem do imaginário.

2.2.4. OS CASOS DOS ENUNCIADOS OCULTOS

A visibilidade das tatuagens está longe de ser uma evidência, demonstra os tatuadores. Bruno, tatuador em Pigalle (autor de Tatoués, qui êtes-vous?), recusa tatuar a face e as mãos (LE CORNEC, 1984: 94). A face tatuada é, nos melhores casos, uma originalidade que só uma estrela como Mike Tyson pode se permitir (tatuagem tribal estilo maori em torno do olho), pior, um “suicídio social”, como apresenta o guia Tout savoir sur le tatouage pela equipe do Tatouage magazine (p. 75) proposição confirmada pelos tatuadores mais antigos do tattoo shop da Alemanha: “Nós não queremos que as pessoas tenham dificuldades em sua vida profissional” (VANDEKERCHOVE, 2005: 69). Uma das atitudes normativas em relação à tatuagem parece ser uma visibilidade controlada: é preciso poder mostrar quando se deseja.
No corpus que eu constituí, a dissimulação corresponde a um dos três dispositivos seguintes:
- as tatuagens são encobertas pelas roupas em situação social e só revelam na nudez ou na(s) zona(s) que com ela se relaciona(m);
- elas são aplicadas ao interior do corpo (meus exemplos concernem à boca);
- elas são distanciadas do olhar mais visível do tatuado e aos olhares exteriores.