Revista Rua


Proposta de revisão epistemológica da teoria da Arquitetura de John Ruskin
A proposal of epistemological revision of John Ruskin's theory.

Claudio Silveira Amaral

 

Ruskin, ao considerar a ética do trabalho a política da ajuda mútua, posicionou-se contrário a qualquer tipo de divisão no trabalho. Para ele, as relações no trabalho devem abolir a separação entre quem pensa de quem faz; talvez por isso a mistura de estilos na arquitetura o agradou, pois esse ecletismo expressa a liberdade dos mais variados gostos existirem de forma simultânea e justapostas.
 
A Natureza
1
Ruskin´s drawing, Oxford: Ashmolean Museum,1997,p. 39.
 
A visão para Ruskin é um assunto determinante. To see clearly is poetry, prophecy and religion – all in one[10]. É um olhar carregado de significados, que vê para além do imediato atingindo um mediato que expressa uma lógica a qual chamou de composição natural. Nesse olhar, Ruskin destacou um assunto que orientará as suas demais idéias: a sua concepção de natureza.
Para Ruskin, tudo o que existe na natureza (homens, animais, vegetais, minerais...) possui uma forma. Sejam quais forem esses elementos, essa forma será sempre dotada de uma parte material e outra espiritual.
A forma ruskiniana é composta por um desenho e umaalma, que por sua vez possui uma moral. Para Ruskin o desenho da matéria é composto por linhas curvas não fechadas.


[10] RUSKIN, J. Modern Painters, 1856, V. 3, p. 268.