Revista Rua


Proposta de revisão epistemológica da teoria da Arquitetura de John Ruskin
A proposal of epistemological revision of John Ruskin's theory.

Claudio Silveira Amaral

 

Ruskin não era arquiteto, no entanto, elegeu a arquitetura para ser a maior das artes, pois entendia que a escala da arquitetura era mais abrangente do que a da pintura.[21]
Ao eleger a arquitetura a maior das artes, considerou todo o espaço da cidade (para ele, o espaço urbano pertence ao arquitetônico).
 
We are forced, for the sake of accumulating our power and knowledge, to live in cities, but such advantage as we have in association with each other is in great part counterbalanced by our loss of fellowship with Nature. We cannot all have our gardens now, nor our pleasant fields to meditate. (...) Then the function of our architecture is, as far as may be, to replace these, to tell us about Nature .[22]
 
Ruskin elaborou várias hipóteses para fundamentar uma história da arquitetura, como, por exemplo, a benéfica mistura de culturas influenciando as alterações do léxico arquitetônico clássico, ou a rebeldia da igreja veneziana em relação à igreja romana não se contentando com as normas de composição impostas pelo Vaticano. Mas foi somente em As Sete Lâmpadas da Arquitetura que explicitou os conceitos a qual chamou de leis da arquitetura.
 
As Leis Da Arquitetura

O Sacrifício

A primeira lei arquitetônica é o sacrifício.
O sacrifício é, antes de tudo, uma exigência, antes de ser artista ou arquiteto, ou antes, de exercer qualquer profissão, Ruskin pede às pessoas o seu sacerdócio à causa da lógica da natureza.

As Verdades Da Arquitetura

A outra lei da arquitetura ruskiniana é a verdade arquitetônica, que se divide em duas: a verdade das Estruturas e a verdade dos Materiais.

A Verdade Das Estruturas

Para ilustrar essa verdade far-se-á uma comparação entre a composição natural e composição arquitetônica.
1.     Conforme visto, Ruskin entende a composição natural como um tipo de relação entre partes que cria um todo.  Este mesmo raciocínio servirá para definir a composição arquitetônica. Neste sentido as partes que Ruskin considera em uma obra arquitetônica são os seus elementos estruturais.


[21] (...) digo arquitetura e todas as artes, porque, segundo o meu pensamento, a arquitetura é a mãe das artes.”(RUSKIN, J. Las siete lamparas de la Arquitectura. Buen  os Aires: El Ateneo, p. 265).
[22] RUSKIN, J. The Stones of Venice. p. 351.