Revista Rua


Proposta de revisão epistemológica da teoria da Arquitetura de John Ruskin
A proposal of epistemological revision of John Ruskin's theory.

Claudio Silveira Amaral

 

John Ruskin questionou a Segunda Natureza[24] de seu tempo: a Londres da Revolução Industrial qualificando-a de feia. Propôs a volta de uma ética, vista por ele, na Primeira Natureza.
Hoje não faz sentido falar em retomar a lógica da Primeira Natureza, se é que ela algum dia existiu, mas a partir da paisagem da atual Segunda Natureza revelar os juízos éticos e morais que o imediato esconde no mediato. A paisagem contemporânea não é isenta de juízos éticos e morais, estas mostram ao olhar uma sociedade hierárquica e injusta sob o ponto de vista social.
 
Referências Bibliográficas
 
AMARAL, C.S. 2005. John Ruskin e o desenho no Brasil. São Paulo: Tese, FAU USP,
 
BACHELARD, G., em REALE, G., ANTISERI, D. 1991. Historia da Filosofia: do Romantismo até nossos dias. São Paulo Edições Paulinas, vol.3.
 
HELSINGER, E. Ruskin and the Art of the Beholder. 1982. Massachusetts: Harvard University Press.
 
HERSEY, G. Ruskin as an Optical Thinker. In The Ruskin Polygon.  1982. Manchester: Manchester University Press.
 
MOREIRA, R. 1994. O que é geografia. São Paulo: Brasiliense.
 
PIMENTA, P. 2002. A linguagem das formas: ensaio sobre o estatuo do belo na filosofia de Shaftesbury. São Paulo: Tese FFLCH/USP.
 
QUILL, S. 2000. Ruskin’s Venice, the Stones revisited. London: Ashgate. 2000.
 
RUSKIN, J. Modern Painters. 1948. London: Smith, Elder & Co. Vol. 1.
 
______,  J. Modern Painters. 1856. London: Smith, Elder & Co. Vol. 2.
 
______, J. Modern Painters. 1856. London: Smith, Elder & Co. Vol. 3.
 
______, J. Modern Painters.1856.  London: Smith, Elder & Co. Vol. 4.
 


[24] A primeira natureza é a natureza “natural” dos vegetais, animais, minerais, fenômenos atmosféricos, etc. Foi através da paisagem da primeira natureza que John Ruskin extraiu a noção de composição natural. A segunda natureza é a criação do homem mediado pelo trabalho.
“A natureza apresenta-se aos nossos olhos sob distintas formas, mas simplificam-se estas formas em duas: a primeira natureza (a natureza “natural”), e a segunda natureza (a natureza “socializada”). No plano abstrato o processo do trabalho passa-se como sendo a transformação da primeira natureza em segunda natureza, isto é, sua socialização. O que é forma natural neste momento fica transmutada em uma forma social com o trabalho. A natureza prenhe de trabalho historiciza-se, vira parte da história dos homens,” (MOREIRA, R. O que é geografia. São Paulo: Brasiliense, 1994, p.80).