Revista Rua


O discurso da normatização da terra
The discourse of the land normatization

Ana Luiza Artiaga R. da Motta

(FERREIRA, 2001). Efetivamente, o que se observa nessa relação política de poder, de dizer, é o efeito de sentido que a linguagem produz e representa no processo de instituição do lugar formal.
Remetendo a análise do processo político de instituição do povoado de Cuiabá, podemos compreender que a Ata de Fundação da atual cidade de Cuiabá tem um sentido inaugural sobre a terra, o ambiente. Nesse sentido, a análise discursiva da Ata de Cuiabá mostra que o ambiente é algo que mobiliza sentidos sobre a apropriação da terra. Dessa forma, pensar o processo de constituição da cidade, pensar a Ata da cidade de Cuiabá já se filia a uma memória política que marca o processo de colonização, de uti possidetis da terra. Em outras palavras, a Ata é a materialidade discursiva que normatiza e redefine o sentido de terra para o Estado de Mato Grosso.
 
 
Referências Bibliográficas
 
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: Nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado.Rio de Janeiro, Graal, 1985.
BARTHES, Roland. Aula. 10ª edição, Tradução: Editora Pensamento Cultrix Ltda. São Paulo,1978.
CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da sociedade. Tradução de Guy Reynaud, revisão técnica de Luiz Roberto Salinas Fortes. 5ª edição, RJ: Paz e Terra, 1982.
CLASTRES, Pierre. A Sociedade contra o Estado: pesquisa de antropologia política.Tradução de Théo Santiago. SP: Cosac & Naif, 2003.
COSTA, Maria de Fátima. História de um país inexistente: o Pantanal entre os séculos XVI e XVIII. São Paulo: Estação Liberdade, Kosmos, 1999.
FERREIRA, João Carlos Vicente. Mato Grosso e seus Municípios. Edição Especial, ed. Buriti, Cuiabá: Secretaria de Estado da Educação, 2001.
FERREIRA, Leila da Costa. A Questão Ambiental: sustentabilidade e políticas públicas no Brasil. São Paulo: Editora Boitempo, 1998.
FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O lugar da sintaxe no discurso. In Os Múltiplos Territórios da Análise do Discurso. Org. Freda Indursky e Maria Cristina Leandro Ferreira. Porto Alegre: RS. Sagra Luzzatto, 1999.
HENRY, Paul. Apêndice: Sentido, Sujeito, Origem. In Discurso Fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional.Campinas, SP: 1993