Revista Rua


Maquinaria da privacidade
Machinery of privacy

Marta Mourão Kanashiro, Fernanda Glória Bruno, Rafael de Almeida Evangelista e Rodrigo José Firmino

Para não estender muito mais esta apresentação da “Política de privacidade” do Google, vale indicar aqui que esse é um material rico para pesquisas, inclusive porque a empresa disponibiliza várias versões desse documento, sendo possível comparar sua transformação ao longo do tempo. Para concluir a apresentação da política de privacidade atualmente vigente (Google, 2013), é importante ainda abordar o item “Transparência e escolha” no qual a empresa apresenta a possibilidade de o usuário reverter e controlar tipos de informações vinculadas a conta (por meio do serviço Google Dashboard), visualizar e editar preferências de anúncios, por meio da explicitação de categorias de interesse, editar a forma como o Perfil Google é mostrado publicamente ou a alguns indivíduo, controlar o que é compartilhado, obter informações dos serviços da empresa, configurar o navegador para o bloqueio de cookies (com o alerta de que alguns serviços podem não funcionar com cookies desativados). Vale a pena também ressaltar o item “Acesso e atualização de suas informações pessoais” (ou seja, em parte, aquele primeiro nível de informações), mas que deixa transparecer o outro nível.
Ao solicitar o download de seus próprios dados, o usuário é guiado a página Control your data[8] Para conseguir este arquivo é necessário utilizar o aplicativo Take out. Ao realizar essa experiência é possível acessar, por exemplo, contatos, que não são apenas do Gmail, mas também de telefones celulares armazenados na agenda de usuários de smartphones, cruzados com informações de contatos do Google Plus, Orkut etc. Neste caso, pessoas que não sejam usuárias de nenhum serviço da empresa, também podem ter informações no banco de dados da empresa, bastando para isso estarem entre os contatos telefônicos de um alguém que use os serviços do Google.
De acordo com Bruno (2010), é importante, como ressaltado anteriormente, diferenciar duas ordens de dados pessoais geradas em ambientes como esses descritos pelo Google. Na camada mais superficial e visível desses ambientes, há os dados pessoais que os indivíduos geram e disponibilizam voluntariamente e sobre os quais usualmente têm o controle do seu grau de visibilidade e publicidade, por exemplo, sejam aqueles nomeados acima pelo Google como “dados pessoais” ou os que são


[8] https://www.google.com/takeout/#downloads “Grabbing a copy of your data? Great! We think it's really important that you have control over your data. If you have time please let us know why it is important to you and how we can improve. If you have decided to take your data elsewhere, please take a minute to research the data export policies of your destination. Otherwise, you might import your data into a service that doesn't let it out. If you ever want to leave the service, you may have to leave important stuff like your photos behind” (Google, 2013).