Revista Rua


Maquinaria da privacidade
Machinery of privacy

Marta Mourão Kanashiro, Fernanda Glória Bruno, Rafael de Almeida Evangelista e Rodrigo José Firmino

coletados pela empresa e formas de atualizar e editar esses dados e configurações. As informações fornecidas pelos usuários têm mais de um nível. São compreendidas como informações pessoais aquelas que identificam o usuário, como nome, endereço de e-mail, número de telefone, do cartão de crédito ou informações de cobrança, deixando a vaga ideia de “outros dados que possam ser razoavelmente vinculados a essas informações pelo Google”. Esse nível de informações que o Google especifica como “fornecidas por você” ainda incluem foto, caso o usuário “queira aproveitar ao máximo os recursos de compartilhamento” oferecidos pela empresa na utilização do Perfil Google. O que parece ser um outro nível dessas informações são aquelas coletadas de forma menos perceptível pelo usuário, e que o Google discrimina como “que solicitamos a partir do uso que você faz de nossos serviços”. Constituem a grande parte das informações coletadas e processadas aquelas sobre os serviços utilizados pelo usuário, o modo de utilização, que eles explicam: “como quando você visita um website que utiliza nossos serviços de publicidade ou quando você vê e interage com nossos anúncios e conteúdo” (Google, 2013). Seguindo a enumeração do próprio documento, pontua-se a seguir as informações incluídas como passíveis de coleta, armazenamento e troca pela empresa:
 
1.      Informações do dispositivo (modelo de hardware, sistema operacional, identificadores exclusivos de produtos[1], e informações de rede móvel, inclusive número de telefone). O Google pode associar seus identificadores de dispositivo ou número de telefone com sua Conta do Google.
2.      Quando ocorrer a visualização de conteúdo fornecido pelo Google, a empresa pode coletar e armazenar automaticamente determinadas informações em registros do servidor[2], que podem incluir detalhes de como o usuário usou o serviço, e suas consultas de pesquisa, informações de telefonia, como o número de telefone, número de quem chama, números de encaminhamentos, horário e data de chamadas, duração das chamadas, informações de identificador de SMS e tipos de chamadas.


[5]Um identificador exclusivo de dispositivo é uma string de caracteres que é incorporada em um dispositivo pelo fabricante e pode ser usada para identificar o dispositivo de modo exclusivo. Diferentes identificadores de dispositivo variam no sentido de serem ou não permanentes, de poderem ou não ser redefinidos pelo usuário e no modo como podem ser acessados. Um determinado dispositivo pode ter diferentes identificadores exclusivos. Identificadores exclusivos de dispositivo podem ser usados para diversos fins, incluindo segurança e detecção de fraudes, sincronização de serviços como a caixa de entrada de um usuário, memorização das preferências do usuário e fornecimento de publicidade relevante”. (Google, 2013).
[6]De acordo com Google (2013) os “registros do servidor” geralmente incluem a solicitação na web, endereço de protocolo de internet, tipo do navegador, idioma do navegador, a data e a hora da sua solicitação e um ou mais cookies que possam identificar exclusivamente seu navegador.