Revista Rua


Maquinaria da privacidade
Machinery of privacy

Marta Mourão Kanashiro, Fernanda Glória Bruno, Rafael de Almeida Evangelista e Rodrigo José Firmino

3.      Informações do local vinculadas a utilização de serviços do Google capazes de identificar a localização do usuário, a partir da coleta e processamento de informações a localização real e sinais de GPS enviados por um dispositivo móvel. A empresa também admite a possibilidade de usar várias tecnologias para determinar o local, como dados de sensor do dispositivo do usuário que podem, por exemplo, fornecer informações sobre pontos próximos de acesso Wi-Fi e torres de celular.
4.      Números de aplicativos exclusivos e as informações sobre sua instalação. O tipo de sistema operacional e o número da versão do aplicativo são enviados ao Google quando o serviço de aplicativo for instalado, atualizado ou desinstalado, ou quando o serviço contatar o usuário e os servidores Google para atualizações automáticas.
5.      O Google pode coletar e armazenar informações localmente no dispositivo do usuário, a partir de mecanismos como armazenamento no navegador da web (inclusive HTML 5) e caches de dados de aplicativo.
6.      A empresa pode usar várias tecnologias para coletar e armazenar informações quando o usuário visita um serviço do Google e isso pode incluir o envio de um ou mais cookies ou identificadores anônimos para o dispositivo do usuário. Esses mecanismos também são utilizados quando o usuário interage com serviços oferecidos pelo Google a possíveis parceiros, como serviços de publicidade ou recursos do Google que podem aparecer em outros sites[7].
 
Ainda de acordo com a política de privacidade do Google, o nome do usuário utilizado no Perfil Google pode ser utilizado pela empresa nos serviços que exigem uma Conta Google. Por exemplo, o proprietário de um smartphone que utilize o sistema operacional Android, necessariamente deve ter uma Conta Google para poder fazer o download e atualização de aplicativos. Se usuário utiliza vários nomes pode ver substituído nomes mais antigos associados com a Conta do Google de modo a ser representado de maneira consistente em todos serviços da empresa. Se outros usuários já tiverem o e-mail deste usuário ou outras informações que o identifiquem, o Google pode mostrar a eles as informações do Perfil do Google desse usuário publicamente visíveis, como nome e foto.


[7] Para uma análise abrangente sobre o uso de cookies como ferramentas de vigilância e controle, ver Bruno et al, 2012