Revista Rua


O silêncio nos morros: relações de sentido silenciadas presentes nos livros Abusado e Cidade Partida
The silence in the hills: sense relations silenced in such books Abusado and Cidade Partida

Felipe Rodrigues

marginal) ou com quadrilhas rivais que estavam na mira principalmente de Raimundinho. As sentenças tornaram-se cada vez mais imprevisíveis e cruéis.
 
Uma implicância sem fundamento ou a necessidade de provar o seu poder de perversidade também eram motivos para Raimundinho multiplicar os tribunais. Ele chegou a executar uma mulher de 50 anos, Irana, apenas para competir com os carrascos do morro Cerro Corá, gerenciado pelo amigo Bruxo, que havia matado uma adolescente chamada Choquita. Raimundinho soube que o corpo dela fora esquartejado em trinta pedaços, postos dentro de uma mala e desovado em um caminho no meio da floresta, ligação do Cerro Corá com a Santa Marta. Dias depois fez a mesma coisa com Irana, que ele alegou ser informante dos inimigos (BARCELLOS, 2004, p. 220).
           
            Deontologia usada para orientação e organização de um grupo de pessoas que não encontram espelho nas normas que a sociedade havia imposto até então. As regras são cumpridas por eles, independente das normas do restante da sociedade. As regras parecem fazer parte da vida deles. Marginal, mas uma deontologia que cumpre o papel de legitimar as ações de um segmento da população. Medo e respeito que fazem com que os moradores sigam as regras e façam com que a deontologia seja respeitada por todos.
 
Considerações finais
 
Toda essa produção discursiva significada nos morros é silenciada pela grande mídia. Isso faz com que as pessoas não se debrucem sobre os efeitos contraditórios presentes na produção de sentidos nos morros cariocas. São vozes caladas que têm como efeito uma significação incompreendida, dificultando uma análise mais pluralista a respeito da realidade. A produção discursiva presente nos meios de comunicação faz uso comum dos sentidos presentes nas palavras, reproduzindo o já-dito de forma corriqueira, silenciando outras significações discursivas presentes nas falas dos personagens envolvidos.
Abusado e Cidade Partida, mostram a temática da violência, tráfico de drogas e crime organizado em uma perspectiva mais abrangente, que procura interligar os diferentes fenômenos da sociedade. O livro-reportagem tem potencial em textualidade para sair da esfera em que se encontra o jornalismo convencional, que pode apresentar trabalhos de qualidade semelhante, mas tem uma atividade diária que precisa se preocupar com prazos, concorrências e representações arbitrárias e uma escrita que uniformiza. O formato livro pode atingir uma liberdade, uma forma discursiva, que não