Revista Rua


De "garganta do diabo" para "ponte sobre o vale do menino Deus": reflexões acerca das práticas sociais e dos modos de designar o espaço público
From "Devil's Throat" to the "Bridge over The God Boy Valley": Reflections about the social practices and the ways to designate the public space

Verli Petri

Exemplo 2
Equipe da TVE grava programa especial dos 150 anos em Santa Maria
08/04/2008 - 17:18:50h
No ano do sesquicentenário de Santa Maria, o calendário das festividades inclui um novo atrativo aos santa-marienses: a produção de um especial televisivo em comemoração ao aniversário do município. O programa “Paralelo Sul” irá ao ar no dia 18 de maio (domingo) às 13h, com a apresentação do cantor nativista Rui Biriva, pela TVE-RS.
A equipe esteve nos dias 6, 7 e 8 de abril na cidade para a realização das filmagens e coleta de depoimentos sobre os 150 anos. A temática do programa abordará aspectos culturais, turísticos e gastronômicos de Santa Maria. Biriva diz ter se surpreendido com a cidade. “Ficamos muito satisfeitos com a receptividade e qualidade dos depoimentos”, declarou.
Entre os locais visitados por Biriva e equipe estão a Vila Belga, Gare da Estação Férrea, Ponte do Vale do Menino Deus (antiga Garganta do Diabo), UFSM, Theatro Treze de Maio, Sítio Paleontológico, entre outros. Também foram feitas filmagens no centro da cidade (...).
*Colaboração: Marcelo Martins
Fonte; http://www.santamaria.rs.gov.br/index.php, acesso em 20 de março de 2010
 
Exemplo 3
Geral  |  21/01/2010 09h10min
Trânsito está lento no trecho da BR-158 que cedeu em Santa Maria
Parte do asfalto de uma das pistas rompeu na quarta-feira
Quem pretende chegar ou sair de Santa Maria pela BR-158 precisará de calma. Na manhã desta quinta-feira, o trânsito é lento no km 320, perto do Vale do Menino Deus, conhecido como Garganta do Diabo.
A pista no sentido Itaara-Santa Maria está trancada desde quarta-feira devido a um afundamento no asfalto, que cedeu com a chuvarada. Em função disso, o fluxo de veículos está ocorrendo nas duas pistas do sentido Santa Maria-Itaara, e é liberado a cada 5 ou 10 minutos, alternadamente (...)
Jornal Diário de Santa Maria