Revista Rua


Do Repetível ao Historicizado: Notas Sobre uma Prática de Sentidos
(From the Repeatable to the Historicized: Notes About a Practice Of Senses)

Rejane Maria Arce Vargas

Esses textos foram reunidos por nós em um conjunto designado de textos dos 15 anos[21]. A historicidade tecida nessas materialidades pode ser exemplificada pelo ‘texto B’, no qual podemos observar a repetibilidade do discurso das demandas por infra-estrutura, a ênfase para as conquistas (“lutaram e conseguiram”), o destaque para a instituição escolar (“uma escola particular mas que não precisa pagar”) e, especialmente, a história da comunidade estreitamente vinculada à história de vida dos adolescentes, ao modo de uma articulação que pode ser formulada como “vida-história-comunidade”, presentificada no conjunto das produções.
 
Texto B:
Minha mãe me contou que há anos atrás um grupo de moradores invadiram essas terras, morando em barracas essas pessoas sobreviveram, não tinha água, não tinha luz, a água era pega em uma torneira que ficava um pouco longe das barracas, as luzes eram improvisadas com velas, a minoria tinha lampião.
Muitas pessoas vieram para cá porque não tinham dinheiro para pagar o aluguel. Os anos iam passando e muitas pessoas viam morar em barracas, e pelo mesmo motivo do aluguel.
Crianças não estudavam porque as escolas, ficavam muito longe com, bebês, crianças, adultos e idosos essas pessoas lutaram e conseguiram a primeira conquista, com um grupo de pessoas foi criada a Nova Santa Marta com casas construídas pelos próprios moradores começou ali uma nova vida.
Mas com as crianças ainda analfabelizadas moradores ficaram muito felizes com as casas, foi aí que a Nova Santa Marta conseguiu mais uma conquista com um grupo de irmãos foi criada a Escola Marista uma escola particular mas que não precisava pagar, a comunidade ficou muito feliz agora as crianças iriam[ ] a ler e escrever.
Faz 11 anos que eu moro aqui e 6 anos que estou na escola Marista, essa foi um pouco da história da Nova Santa Marta. E agora a Nova Santa Marta cresceu e agora faz história.
 
A relação que apontamos acima, por meio da tríade “vida-história-comunidade”, é observada no montante dos textos e determinantemente nos títulos destes (vide quadro 01). Desse modo, agrupamos os títulos, segundo a repetibilidade observada, e, posteriormente, de acordo com quatro eixos temático-discursivos, a saber vida, vida-comunidade, comunidade, história, traçados também mediante as repetibilidades nominais. Tais grupos de sentidos foram esboçados a partir dos sentidos formulados no interior dos textos e dos quais os títulos são elucidativos, de forma que podem ser analisados por meio da relação que se estabelece entre eles, a qual vem a


[21] Quarenta textos reunidos em Vargas (2008).