Revista Rua


Tecnologias do corpo: metáforas da sutura e da cicatriz
Technologies of the body: metaphors of suture and scar

Aline Fernandes de Azevedo

haveria para a inteligência humana, já que, conforme Pêcheux (2011, p.70), “ela se origina na incontornável ambiguidade das línguas naturais, nos limites da transparência de todo pensamento, no surgimento do imprevisível e do não-reprodutível?”
As identificações que se produzem a partir das tecnologias corporais dão a ver o discurso da tecnologia como discurso fundador (ORLANDI, 1993), uma vez que naturalizam certos sentidos para os corpos, determinando-os a partir das tecnologias. Ou seja, a tecnologia estabelece o modo como se forma e se estabiliza, na memória, os referenciais imaginários que constituem os sentidos para os corpos na contemporaneidade. Abarcar as tecnologias corporais, tal como propomos, possibilita compreender a formação dos sentidos daquilo que constitui a historicidade do corpo, ou seja, a forma como, historicamente, as práticas corporais se formulam a partir de certas técnicas, constituindo e cristalizando saberes sobre o corpo humano.
 
Referências Bibliográficas
DIAS, Cristiane. 2011. Cidade, Cultura e Corpo: a velocidade do mundo. Campinas (São Paulo): Labeurb/Nudecri.
DIAS, Cristiane. 2012. Sujeito, sociedade e tecnologia:a discursividade da rede (de sentidos). São Paulo: Hucitec. 210 p.
FOUCAULT, Michel. 1988. História da sexualidade 1. Vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal.
GIBSON, Wilian. 1984. Neuromancer.  London: Harpher Collins.
HARAWAY, Donna. 2000. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no fim do século XX.  In: SILVA, Thomaz Tadeu da. Antropologia do ciborgue. Belo Horizonte: Autêntica.  p. 37-130.
LACAN, Jaques. 1998. O seminário - livro 11:quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores.
McLuhan, Marshall. 1964. Understanding Media: The Extensions of Man. New York: McGraw Hill, 1964.
MARIANI, Bethania. Discursos anestesiados. 2011. In: GRIGOLETTO, Evandra; NARDI, Fabiele Stockmans De; SCHONS, Carme Regina. Discursos em Rede:Práticas de (re)produção, movimentos de resistência e constituição de subjetividade no ciberespaço.  Recife: Editora Universitária UFPE.
MAUSS, Marcel. [1934] 1974. Técnicas corporais. IN: Sociologia e Antropologia. Volume II, São Paulo: EPU/EDUSP.
ORLANDI, Eni P. 1993. Discurso fundador.  Campinas (São Paulo): Pontes.