Revista Rua


Entre o eterno e o efêmero: o uso do SIG - Histórico para uma análise da transformação da paisagem
Between perpetual and the ephemeral one: the use of the historical-gis for analysis of the transformation of the landscape

Bárbara Lustoza da Silva Borba e João Rodrigo Vedovato Martins

 
Velho ou novo? Trinta anos? Cinquenta? Cinquenta e cinco?
Era difícil dizer. Isso também não tinha importância alguma;
 nesse ano de estabilidade, nesse ano de 632 de N..,
não ocorria a ninguém fazer tal pergunta.
Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo (1932)
 
Introdução
Abordar o tema da geografia histórica nos meios digitais foi desde o princípio intrigante. O uso dos meios digitais – já popularizados amplamente pela internet, por exemplo – faz parte de nosso cotidiano, porém seu recurso como ferramenta de trabalho e análise tem gerado questionamentos.
Escolher o programa Google Earth para associá-lo a uma perspectiva histórica e/ ou historiográfica foi a princípio uma curiosidade, tanto devido à empresa Google, um gigante da internet, ser quase que onipresente na rede, quanto à polêmica que suas ferramentas suscitam na atualidade, como a violação dos direitos básicos de privacidade realizados pelos equipamentos do aplicativo Street View[1], ao fotografar e mapear localidades.
Abordamos como recortes amostrais de espaço o atual Parque da Juventude - antiga Casa de Detenção do Estado, o Carandiru e a Estação da Luz e seu entorno, com ênfase na região da chamada Cracolândia[2], na cidade de São Paulo (SP). A pesquisa revelou-se dinâmica na comparação das transformações que ocorreram nas paisagens dos recortes temporais possibilitados pelo Google Earth em sua funcionalidade Imagens Históricas.
O objetivo do trabalho compreende a problematização do uso da ferramenta digital em geografia histórica incluindo abordagens sociológicas, com o recorte de espaço delimitado de modo a ilustrar as possibilidades operacionais do uso dos Sistemas de Informações Geográficas mediadas pelo Google Earth, com suas abordagens e pertinências teóricas e práticas.
 


[1] O'BRIEN, Kevin J., STREITFELD, David. Google invade vida privada com Street View. O Estado de São Paulo, 24 de Maio de 2012, Caderno Negócios, P. B20.
 
[2]Termo utilizado em alusão à presença e concentração significativa de usuários e usuárias de crack na região.