Revista Rua


Derivas de sentido no discurso sobre a solidariedade na Feicoop
Derivations of sense in the discourse about the solidarity at Feicoop

André Luís Campos Vargas

 


Ilustração 3 - 15ª Feicoop, 2008.
Fonte: Acervo Pessoal.
Ilustração 4 - Detalhe do cartaz da 14ª ed. da Feicoop, 2007.
Entendemos assim que, pelo jogo da paráfrase que constitui efeitos metafóricos (deslizes e/ou deslocamentos de sentido), a palavra solidariedade vem a significar uma prática social que vai resultar na acepção uma economia outra (quadro 3 - Solidariedade): esse seria propriamente o deslocamento, uma vez que solidariedade, por sucessivos efeitos metafóricos (deslizes de sentido), faz acontecer uma outra economia (a EPS). Além disso, acreditamos ser possível dizer que há um deslocamento significativo nos sentidos de solidariedade ao longo de 15 anos.
Um discurso sobre a solidariedade
Ao considerarmos, inicialmente, os enunciados dos cartazes em ordem cronológica, podemos dizer que eles vão constituindo pela deriva de sentidosum lugar para o discurso sobre a solidariedade na Feicoop. Como sabemos, o funcionamento da ideologia se dá pelo excesso, saturação e não pela falta (cf. Orlandi, 2007, p. 66). Por outro lado, as repetibilidades vão se deslocando, segundo o jogo linguístico que projeta os sentidos, os sujeitos, a um “outro lugar”, “um projeto” a ser alcançado. 
Na esteira de Orlandi (1990), consideramos que o discurso sobre solidariedade, na relação com os saberes do discurso de que lhe constitui, é organizado sob a forma de repetições e reformulações, doutrinamentos, veiculados, muitas vezes, por um porta-voz, voz de autoridade que produz certo efeito de homogeneidade em relação às vozes heterogêneas e dispersas do “discurso de”.
O discurso sobre é uma das formas decisivas de institucionalização dos sentidos, uma vez que engendra uma espécie de mecanismo controlador dos dizeres [do discurso