Revista Rua


Derivas de sentido no discurso sobre a solidariedade na Feicoop
Derivations of sense in the discourse about the solidarity at Feicoop

André Luís Campos Vargas

competição, marca-se a “diferença” necessária. O sentido não é qualquer um, e em um processo (discursivo ou econômico) de circulação em massa, diferente e mesmo, diametralmente opostos, revezam-se em um jogo (político e linguístico).
Para nós, o discurso sobre solidariedade efetua-se na dimensão de linguagem proposta por Orlandi (2006, 2003), na medida em que, por meio das relações de paráfrase e, considerada a polissemia constitutiva do processo de produção de linguagem, realiza-se a metáfora do outro mundo/outra economia, lugar da expressão de luta e de discursos que se afirmam como diferentes. O que nos conduz à conclusão de que a “outra economia” se constitui via um efeito metafórico que faz deslocar o discurso sobre solidariedade do âmbito social para o econômico e, pela linguagem, põe em funcionamento uma prática discursiva traduzida no discurso econômico-social.
Assim, entendemos que há uma complexa e distinta afinidade nas relações entre os que atuam sob um fazer capitalista (lideram processos e modos de desenvolvimento econômico no âmbito da globalização) e os que encetam iniciativas econômico-sociais alternativas a partir de práticas solidárias. Eles compartilham, em parte, os mesmos valores fundamentais, há o mesmo no(s) diferente(s). O que os divide são os interesses sociais que os motivam precipuamente, o que influi na discursivização que empreendem e permite a análise desse funcionamento discursivo no tocante ao que deriva.
 
Referências Bibliográficas
ORLANDI, Eni P. Interpretação. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas, SP: Pontes. 2007. 5. ed.
______.  A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas, SP: Pontes. 2006. 4. ed.
______. Análise de discurso. In: ______; LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy (Orgs.). Discurso e textualidade. Campinas, SP: Pontes. 2006a.
______. Análise de discurso. Princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes. 2003. 5. ed.
______. Terra à vista. Discurso do confronto: Velho e novo mundo. São Paulo: Cortez/ Campinas, SP: Editora da Unicamp. 1990.
 
PÊCHEUX, Michel. O discurso.Estrutura ou acontecimento. Traduzido por Eni P. Orlandi. Campinas, SP: Pontes. 2008. 5 ed.
______. Análise Automática do Discurso (AAD-69). Traduzido por Eni P. Orlandi. In: HAK, Tony; GADET, Françoise (Orgs.) Por uma análise automática do discurso: Uma introdução à obra de Michel Pêcheux.Traduzido por Bethania S. Mariani [et al.] 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp. 1997.