Revista Rua


Derivas de sentido no discurso sobre a solidariedade na Feicoop
Derivations of sense in the discourse about the solidarity at Feicoop

André Luís Campos Vargas

O local e o global
Este estudo insere-se na linha de pesquisa Língua, sujeito e história (PPGL-UFSM), cujas bases teóricas abarcam a Análise de Discurso (AD) de filiação francesa, amplamente desenvolvida no Brasil, propondo uma elaboração na qual os sentidos não são mobilizados no interior do texto, mas em limites tênues nos quais os processos discursivos, por meio da construção de um dispositivo teórico, significam e ressignificam pela relação entre linguagem/memória/história.
Modernamente, o tema da globalização adquiriu uma importância política central, notadamente, pela promessa de uma economia mundializada, sem regulação social ou política, escorada por um capitalismo de internacionalização da produção, de intercâmbios e de dominância em uma sociedade regrada por mecanismos do mercado. Nosso trabalho não teve a finalidade de investigar os limites que a globalização, a mundialização e/ou o capitalismo alcançam, suscitando entusiasmo e contestação. Buscamos, de fato, refletir acerca do processo de discursivização da palavra solidariedade em circulação/funcionamento na Feira do Cooperativismo de Santa Maria, RS (Feicoop), promovida e idealizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, uma organização de cunho social que atua sob a coordenação da Diocese de Santa Maria.  Desse modo, visamos compreender como saberes/conhecimentos, configurados como discursos de/sobre solidariedade, estruturam procedimentos de ação coletiva que postulam uma “transformação”, um “outro mundo”, o acontecimento de uma “outra economia”, como é o caso da prática social que caracteriza e faz funcionar a Feicoop.
O corpus do trabalho é constituído por cartazes, fotos e materiais de divulgação da Feicoop, relativos às suas 15 edições (1994-2008). Essas textualidades, organizadas em torno da palavra solidariedade, são analisadas com o objetivo de observarmos como o discurso sobre funciona no que se refere às permanências, aos deslizes, aos deslocamentos, às possíveis diferenças de sentido.
Quanto ao procedimento analítico, realizamos a análise do corpus em relação aos conceitos de paráfrase, polissemia, metáfora/efeito metafórico, os quais nos permitiram observar as retomadas, as ausências, as permanências, etc. aliadas aos seus “movimentos”, isto é, os deslizes, os deslocamentos, rupturas, uma vez que é em relação a uma atualidade e uma memória de dizeres que sujeitos e sentidos se significam, de modo que atentamos às condições de produção do discurso em estudo,